Singapure Airlines começará a usar Linux em seus Airbus A380

Com a crise na aviação área que vivemos no Brasil, muita gente quer evitar ao máximo falar sobre qualquer coisa que lembre aviões, e podem me incluir nessa lista. Mas essa notícia vale a pena ser comentada: A Singapure Airlines colocará computadores com Linux (Red Hat) nas poltronas de suas aeronaves Airbus A380.

Computador em poltronas de aviõesCom essa novidade, os passageiros poderão assistir filmes, ouvir música, usar a suíte de escritório StarOffice, entre outras atividades. Para isso, terá a opção de conectar seu pendrive (ou qualquer outro dispositivo de armazenamento) em uma porta USB ou, no caso, de filmes e canções, utilizar o acervo oferecido pela própria Singapure, que contará inicialmente com cerca de 100 filmes, 700 CDs musicais, 22 emissoras de rádio e aproximadamente 150 seriados de TV.

Todos esses recursos estarão disponíveis graças à solução eX2, da Panasonic Avionics Corp., que consiste em um servidor com Red Hat Linux que conecta e gerencia todos os pontos espalhados pelo avião. O único porém desse sistema é que, embora possível, ele não permitirá acesso à internet, mas isso pode mudar muito em breve.

Antes de finalizar, uma curiosidade: o site da Panasonic Avionics é www.panasonic.aero. Confesso que desconhecia esse domínio…

Referência: NetworkWorld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn