Simulador de ônibus?!

Bus DriverMeu irmão mais novo é, como ele próprio se define, um “busólogo”. Esse é o título dado aos admiradores de ônibus, pessoas que sabem tudo sobre carrocerias, chassis, viações, etc. São tão unidos na troca de informações sobre esse assunto, que contam com listas de discussão, blogs, álbum de fotos, comunidades no Orkut, etc. Graças a esse hobby, meu irmão conheceu um jogo chamado Bus Driver que, adivinhe, é um simulador de ônibus!

Ao ver as imagens do Bus Driver decidi jogar e, confesso, achei interessante, mas até certo ponto. No jogo, o usuário assume o papel de um motorista de ônibus e deve cumprir um itinerário pré-determinado. É necessário parar nos pontos para embarque e desembarque de passageiros, respeitar o fechamento de semáforos, dar seta ao trocar de via, evitar freiadas bruscas, não subir em calçadas e fazer todo o trajeto sem se atrasar. O jogador perde pontos por cada quesito não cumprido.

O jogo conta com muitas linhas e várias opções de ônibus e é possível baixar mais no site da empresa. Os gráficos são 3D e, embora sejam bem feitos, não chegam a impressionar. A jogabilidade é simples, mas é atrapalhada pelo modo de visão do jogo: o usuário vê o ônibus pela parte de trás. Se tivesse uma visão de dentro do veículo, ficaria mais fácil desviar dos carros parados à frente, alinhar corretamente o ônibus nas paradas e não ultrapassar a faixa de pedestres quando um semáforo fecha.

Pra quem gosta de velocidade, é melhor passar longe do Bus Driver. O objetivo do jogo é conduzir corretamente o veículo, portanto, não dá pra fazer muita coisa quando o assunto é velocidade, mesmo porque todos os ônibus operam em modo automático e não passam de 60 Km/h. E, para ser sincero, não notei nenhuma diferença na condução de cada um dos veículos. Aparentemente, eles só mudam os gráficos (isto é, a carroceria) e o ronco dos motores.

O Bus Driver é oferecido em uma versão trial, onde o jogador tem acesso a um número limitado de linhas e só pode jogar por uma hora. Depois disso, é necessário adquirir o game, que custa 29,99 dólares. Porém, uma hora foi o suficiente para que eu jogasse, me divertisse um pouco e dissesse “já está bom”. O simulador precisa ser mais desafiante, ter um modo de visão de dentro do veículo e oferecer mais modos de jogo. Por ora, creio que somente os busólogos vão querer comprá-lo. Eu ainda prefiro me divertir no Metrô 🙂

Para obter mais informações e baixar o Bus Driver, clique aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn