Seagate prestes a dar adeus aos HDs PATA

Disco RígidoOs tradicionais HDs PATA (Parallel Advanced Technology Attachment), mais conhecidos como HDs IDE, estão com os dias contados, pelo menos no que depender da Seagate. A empresa, que é um dos maiores fabricantes de discos rígidos do mundo, está cogitando produzir HDs nesse padrão apenas até o final de 2007. Com isso, o foco principal da Seagate serão os produtos com a tecnologia SATA (Serial Advanced Technology Attachment).

O padrão SATA tem várias vantagens em relação à tecnologia PATA: taxas de transmissão de dados mais altas, conectores e cabos de tamanho reduzido (facilitando a circulação de ar dentro do computador), inexistência de ruídos (isto é, interferências), maior facilidade de instalação, entre outros. Leia este artigo, caso queira mais detalhes sobre a tecnologia.

Como a adoção da tecnologia SATA já é muito forte, naturalmente as vendas de HDs PATA estão caindo, portanto, é de esperar que os fabricantes tomem esse tipo de decisão. Conforme frisa esta notícia do site The Inquirer, o fato da Seagate ser um dos maiores nomes desse mercado pode fazer com que os demais fabricantes sejam influenciados a também encerrar a produção de discos rígidos IDE. Mas, sinceramente, eu duvido que isso ocorra: é possível que alguma empresa mantenha por mais algum tempo a fabricação desses dispositivos para atender usuários (e isso inclui empresas) de equipamentos legados. Se levarmos em conta que é possível encontrar mouses seriais à venda até os dias de hoje para atender os PCs obsoletos ainda em uso, por que seria diferente com os HDs?

Referência: The Inquirer.

Emerson Alecrim





  • josé gonçalves

    qual o espaço livre que um disco rigido sata 120GB deve ter, para funcionar correctamente.

  • Emerson Alecrim

    José, sua pergunta não tem sentido: qualquer HD tem que funcionar independente da capacidade utilizada.

  • Joe

    Depende muito do OS na verdade, windows geralmente precisa de espaço livre pra fazer a paginação.

    Talvez a produção de IDE’s encerre mesmo, mas suporte duvido que parem de dar…várias empresas grandes com certeza vão continuar com suas mega-estruturas antigas com IDE’s…