Sabia que o governo poderá colocar um chip no seu carro a partir de 2011?

SINIAVVocê certamente já viu algum filme sugerindo que nós teremos um chip implantado debaixo da pele em um futuro talvez não muito distante. Enquanto isso não acontece, pelo menos o seu carro poderá experimentar essa "sensação": a partir de 2011, o governo brasileiro implantará chips em carros, motos, caminhões e ônibus de todo o país.

Chamado de SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), esse sistema permitirá o armazenamento de vários dados do veículo dentro do chip, como placa, número do chassi, multas associadas, impostos atrasados, entre outros.

Na verdade, o tal do chip será obrigatório mesmo a partir de 2014. No entanto, estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já poderão contar com a novidade no próximo ano. O rastreamento dos veículos será possível graças à instalação de antenas em estradas, cruzamentos e até mesmo em viaturas da polícia.

Com o SINIAV, as autoridades terão, pelo menos teoricamente, mais facilidade para localizar veículos roubados ou clonados, por exemplo. Mas também terão mais facilidade para encontrar carros em situação irregular. Em São Paulo, por exemplo, identificar automóveis que estão descumprindo o rodízio veicular será moleza!

Uma das tecnologias por trás do SINIAV é o RFID (Radio-Frequency IDentification), um sistema onde uma pequena etiqueta com um chip é colocada no objeto para que este possa ser rastreado por sinal de rádio. Não é novidade o uso dessa tecnologia no trânsito: sistemas do tipo "Sem Parar" ou "Via Fácil", que permitem que o veículo passe direto por postos de pedágio, fazem uso dela.

Infelizmente, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ainda não fornece em seu site informações básicas sobre o SINIAV para a população em geral. Ao menos consegui encontrar  uma apresentação de slides com várias informações técnicas sobre o sistema. Para quem tiver interesse, o link é  www.abcr.org.br/download/SINIAV.pdf.

Referência: Folha de São Paulo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn