Review: volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Eu comecei a gostar de jogos de corrida com a série Top Gear, para Super Nintendo. Apesar de adorar outros tipos de games, não tenho tempo suficiente para me dedicar a eles, mas uma corridinha virtual de vez em quando nunca me atrapalhou. Todavia, “pilotar” um carro na frente do PC usando apenas teclado e mouse tira metade da graça. Por conta disso, decidi comprar um volante, mas nada muito caro, afinal, é só para corridas ocasionais. Muito barato também não, pois isso é, quase sempre, atestado de má qualidade. Após pesquisar por cerca de uma semana, encontrei um volante que atende justamente a esses quesitos: o Ferrari GT Experience 3-in-1. É dele que falo a seguir.

Já adianto que não comprei o volante por causa do nome Ferrari. O símbolo da empresa está ali só de enfeite. O que me fez escolher essa volante nada mais foi do que a sua combinação de custo e benefício.

Volante Ferrari GT Experience 3-in-1
Volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Para começar, o volante é fabricado pela Thrustmaster, uma empresa que costuma fazer bons acessórios para jogos. Percebi isso logo de cara: o produto utiliza um mecanismo que faz com que você encontre uma certa resistência ao girar o volante, semelhante a um carro de verdade. Além disso, o retorno ao centro é feito automaticamente. Os botões auxiliares (12 ao todo, sendo 1 direcional) estão bem posicionados e podem ser configurados conforme o jogo. O sistema de vibração é o TouchSense, da Immersion. Não é lá essas coisas, mas proporciona algum realismo ao vibrar, por exemplo, quanto o carro é ligado ou passa por uma superfície irregular.

Volante Ferrari GT Experience 3-in-1
Volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Para uma jogabilidade boa, o volante precisa estar bem preso à mesa ou à bancada do computador. O Ferrari GT Experience 3-in-1 conta com um suporte com duas pontas flexíveis (setas vermelhas na figura a seguir) que permite sua fixação mesmo em uma superfície torta (alguém usa uma mesa torta?). O controle da pressão desse suporte é feito por um eixo giratório em seu centro (seta azul na imagem abaixo).

Suporte de fixação do volante
Suporte de fixação do volante

O acabamento do volante é bom. Nas laterais, onde as mãos permanecem por mais tempo, o revestimento é de borracha. O restante do volante é constituído de plástico, mas é resistente e não chega a dar um aspecto de brinquedo ao dispositivo.

O volante também é acompanhado de uma base que contém o freio e o acelerador. Não há embreagem. Os dois pedais têm pressão progressiva, ou seja, permitem frear ou acelerar conforme o usuário “pisa ou tira o pé”. No meu caso, logo na primeira semana de uso, notei que o acelerador emitia um ruído chato quando pressionado, como se estivesse raspando em alguma coisa. Felizmente, esse barulho não demorou a sumir. Provavelmente a peça precisava apenas ser “amaciada”…

Pedais de freio e aceleração
Freio e acelerador

Outro problema que encontrei é que, dependendo da superfície, a base dos pedais não se prende bem ao chão. Minha sorte é que eu a apoio em uma parede. Assim, evito que ela escorregue ao pisar no acelerador ou no freio.

Quanto à troca de marchas, isso é feito por um sistema do estilo “borboleta”, com alavancas posicionadas atrás do volante, em um esquema semelhante aos carros de Fórmula 1 (e aos carros da Ferrari em si). Não oferece o realismo de um módulo de câmbio, mas isso não chega a atrapalhar a diversão.

Troca de marcha
Troca de marcha

Como é possível perceber, este é um volante com ótimo custo-benefício, mas apenas a jogadores ocasionais ou para quem procura algum realismo, porém não é tão exigente. Se você é do tipo que até veste uma macacão de corrida antes de jogar, provavelmente vai preferir volantes mais avançados, como o todo-poderoso (e caro) Logitech G25, que conta com revestimento de couro, embreagem, módulo de câmbio, rotação do volante em 900º e vários outros recursos.

Após dois meses de uso, posso afirmar que fiz um bom negócio ao comprar o Ferrari GT Experience 3-in-1. Ele oferece uma jogabilidade satisfatória e custa entre 250 reais e 300 reais. Ah, vale frisar que a denominação “3-in-1” serve para indicar que o dispositivo é compatível com PC (via USB), com PlayStation 2 e com PlayStation 3. A empresa também possui um volante 5-in-1, que além de ser compatível com as mencionadas plataformas, serve também aos consoles Nintendo GameCube e Nintendo Wii.

Agora é só pisar fundo!
Agora é só pisar fundo!

E é isso. Se você está procurando um volante barato, mas que não seja “xing-ling”, o Ferrari GT Experience 3-in-1 é uma ótima opção. Não cheguei a avaliar a versão 5-in-1, mas suas especificações são semelhantes, portanto, é possível que se trate de um bom produto também 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn