Review: volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Eu comecei a gostar de jogos de corrida com a série Top Gear, para Super Nintendo. Apesar de adorar outros tipos de games, não tenho tempo suficiente para me dedicar a eles, mas uma corridinha virtual de vez em quando nunca me atrapalhou. Todavia, “pilotar” um carro na frente do PC usando apenas teclado e mouse tira metade da graça. Por conta disso, decidi comprar um volante, mas nada muito caro, afinal, é só para corridas ocasionais. Muito barato também não, pois isso é, quase sempre, atestado de má qualidade. Após pesquisar por cerca de uma semana, encontrei um volante que atende justamente a esses quesitos: o Ferrari GT Experience 3-in-1. É dele que falo a seguir.

Já adianto que não comprei o volante por causa do nome Ferrari. O símbolo da empresa está ali só de enfeite. O que me fez escolher essa volante nada mais foi do que a sua combinação de custo e benefício.

Volante Ferrari GT Experience 3-in-1
Volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Para começar, o volante é fabricado pela Thrustmaster, uma empresa que costuma fazer bons acessórios para jogos. Percebi isso logo de cara: o produto utiliza um mecanismo que faz com que você encontre uma certa resistência ao girar o volante, semelhante a um carro de verdade. Além disso, o retorno ao centro é feito automaticamente. Os botões auxiliares (12 ao todo, sendo 1 direcional) estão bem posicionados e podem ser configurados conforme o jogo. O sistema de vibração é o TouchSense, da Immersion. Não é lá essas coisas, mas proporciona algum realismo ao vibrar, por exemplo, quanto o carro é ligado ou passa por uma superfície irregular.

Volante Ferrari GT Experience 3-in-1
Volante Ferrari GT Experience 3-in-1

Para uma jogabilidade boa, o volante precisa estar bem preso à mesa ou à bancada do computador. O Ferrari GT Experience 3-in-1 conta com um suporte com duas pontas flexíveis (setas vermelhas na figura a seguir) que permite sua fixação mesmo em uma superfície torta (alguém usa uma mesa torta?). O controle da pressão desse suporte é feito por um eixo giratório em seu centro (seta azul na imagem abaixo).

Suporte de fixação do volante
Suporte de fixação do volante

O acabamento do volante é bom. Nas laterais, onde as mãos permanecem por mais tempo, o revestimento é de borracha. O restante do volante é constituído de plástico, mas é resistente e não chega a dar um aspecto de brinquedo ao dispositivo.

O volante também é acompanhado de uma base que contém o freio e o acelerador. Não há embreagem. Os dois pedais têm pressão progressiva, ou seja, permitem frear ou acelerar conforme o usuário “pisa ou tira o pé”. No meu caso, logo na primeira semana de uso, notei que o acelerador emitia um ruído chato quando pressionado, como se estivesse raspando em alguma coisa. Felizmente, esse barulho não demorou a sumir. Provavelmente a peça precisava apenas ser “amaciada”…

Pedais de freio e aceleração
Freio e acelerador

Outro problema que encontrei é que, dependendo da superfície, a base dos pedais não se prende bem ao chão. Minha sorte é que eu a apoio em uma parede. Assim, evito que ela escorregue ao pisar no acelerador ou no freio.

Quanto à troca de marchas, isso é feito por um sistema do estilo “borboleta”, com alavancas posicionadas atrás do volante, em um esquema semelhante aos carros de Fórmula 1 (e aos carros da Ferrari em si). Não oferece o realismo de um módulo de câmbio, mas isso não chega a atrapalhar a diversão.

Troca de marcha
Troca de marcha

Como é possível perceber, este é um volante com ótimo custo-benefício, mas apenas a jogadores ocasionais ou para quem procura algum realismo, porém não é tão exigente. Se você é do tipo que até veste uma macacão de corrida antes de jogar, provavelmente vai preferir volantes mais avançados, como o todo-poderoso (e caro) Logitech G25, que conta com revestimento de couro, embreagem, módulo de câmbio, rotação do volante em 900º e vários outros recursos.

Após dois meses de uso, posso afirmar que fiz um bom negócio ao comprar o Ferrari GT Experience 3-in-1. Ele oferece uma jogabilidade satisfatória e custa entre 250 reais e 300 reais. Ah, vale frisar que a denominação “3-in-1” serve para indicar que o dispositivo é compatível com PC (via USB), com PlayStation 2 e com PlayStation 3. A empresa também possui um volante 5-in-1, que além de ser compatível com as mencionadas plataformas, serve também aos consoles Nintendo GameCube e Nintendo Wii.

Agora é só pisar fundo!
Agora é só pisar fundo!

E é isso. Se você está procurando um volante barato, mas que não seja “xing-ling”, o Ferrari GT Experience 3-in-1 é uma ótima opção. Não cheguei a avaliar a versão 5-in-1, mas suas especificações são semelhantes, portanto, é possível que se trate de um bom produto também 😉

Emerson Alecrim





  • Wilerson

    Bah, vc tinha que fazer um esquema que nem o desse cara: http://www.codinghorror.com/blog/archives/001030.html

  • Wilerson, muito bacana o esquema do cara! O que estragou foi o uso de um projetor. Ele devia colocar, pelo menos, 3 monitores LCD de 24″ lado a lado. Aí sim seria um baita simulador 😀

  • Wilerson

    Ele fez isso pra trabalhar: http://www.codinghorror.com/blog/archives/000959.html

    Eu acho que seria ruim pra jogar – que jogo ia ter um aspect ratio de 48:9 (ou 16:3)? Meio absurdo. O projetor é bem melhor (e maior).

  • Emerson Alecrim

    Se eu ficar 15 minutos olhando para a imagem de um projetor, já fico com sono. Projetores são ruins para cenas muito movimentadas, mesmo os mais sofisticados, na minha opinião.

    Ah, e a idéia de 3 monitores não é absurda, veja:

    http://www.youtube.com/watch?v=FOQFPJP3wpk

    http://www.youtube.com/watch?v=IhV7e3aRPI4

  • Ricardo Costa

    Olá

    Muito boa essa postagem, mas gostaria de saber se alguém pode ajudar-me.
    Comprei esse modelo de Volante, realmente é muito bom, entretanto, tenho Playstation 2 e não consigo mudar as marchas na borboleta da direção no F1 2006, as marchas estão nos botões L e R, tem alguma forma de alterar isso ? É assim mesmo, ou estou com defeito no Volante.

    Obrigado

    Ricardo

  • Ricardo, você tem que configurar isso no próprio jogo, já que cada um possui configurações pré-determinadas para os comandos.

  • Ricardo Costa

    Olá Emersom….

    Muito obrigado pela rapidez da resposta, mas infelizmente, ja tentei isso de diversas formas. A única configuração que o F1 2006 permite, é selecionar o tipo de volante, e é o que faço.Ao apresentar a tela dos modelos, você seleciona o que quer e ele apenas permite que você coloque em On ou OFF a Vibração, logo abaixo ele mostra todas as funções do volante ( corretas por sinal, com marchas na borboleta) porém ao jogar as marchas estão em L e R. Vi algumas situações na internet que teria que inverter essa configuração, mas até então não consigo fazê-la.

    Obrigado mais uma vez

    Ricardo

  • Bom, neste caso, eu realmente não sei como ajudar. Se ao menos o problema ocorresse no PC, talvez fosse possível solucioná-lo através de algum patch ou algo assim. Agora, como está acontecendo no PS2, não sei mesmo o que pode ser feito…

  • henan rafael

    gostaria de saber se este volante é compativel ao F1 Championship Edition para PS3 ?
    desde ja agradeço

  • Jason Colucci

    gostaria de um help como faço a configuração para o jogo gran turismo prologue, pois não consigo nenhum comando quando entro no jogo

  • etiane

    Adorei esse equipamento, porem ele em determinado momento ta acelerando sozinho. Será defeito ou ocasionalmente ele apresenta essa falha?Obg.

  • hanani

    Mto bom o review. Parabéns!
    Etiane, qdo comprei o meu 3 in 1, ele veio com 2 problemas. no eixo do volante q tava com folga e nos pedais.. o freio ficava levemente pressionado e todo mundo me passava na corrida! rs

    acionei a garantia e eles trocaram o volante.

    Aconselho-te a acionar a garantia e pegar um novo.

    Bom volante pra começar.. agora to juntando grana pra um g25..

    no mais, Hanani Araújo.

  • hanani

    para os q estao com problemas no PC/consoles… mude a chave de seleção PC ou PS2/3 antes de plugar o volante. plugar e depois mudar a chave faz o equipamento nao funcionar direito..

    Att, Hanani.

  • Estevão Diniz

    Fala galera
    Belo post, porem não tive sorte com o meu… Participo de corrias Virtuais, e depois de algum tempo jogando (em torno de 3 a 5 minutos) perco o 100% de aceleração e freio, e o volante não tem giro total no jogo, mesmo virando tudo, mais isso é o de menos, o pior e quando ele trava, e até some do reconhecedor do PC, isso tudo com menos de um mês de uso, fiquei muito frustrado…
    Queria saber se isso já ocorreu com mais alguém??
    Abraços

  • Ola Silva

    Acabei de compra esse volante, testei ele em três jogos de corrida no ps3 que foi,midnithg,hot posuit e undercover e em nenhum o pedal de freio funcionou,será que está quebrado ?