Review: smartphone Sony Ericsson Xperia mini pro

23 Flares 23 Flares ×

Trocar o meu velho e querido Nokia E71 foi uma tarefa difícil, mas necessária: o aparelho já não estava atendendo às minhas necessidades e eu ansiava pela plataforma Android. O problema é que eu precisava de um celular que não fosse grandalhão e tivesse teclado QWERTY. Isso limitava bastante as minhas opções. A minha escolha se deu quando a Sony Ericsson lançou uma nova versão do Xperia mini pro (modelo SK17a) no início de outubro de 2011.

Sony Ericsson Xperia mini pro

Sony Ericsson Xperia mini pro (amém!)

Após utilizá-lo por cerca de um mês, me convenci de ter feito uma boa escolha, o que me motivou a fazer este review. Bora conferir?

Tamanho

O Xperia mini pro faz jus ao nome: é um aparelho pequeno (92 × 53 × 18 mm), mas que ao mesmo tempo atende ao perfil sofisticado dos dispositivos que recebem a marca Xperia. Ele só perde pontos no quesito espessura, mas por um bom motivo: tem teclado QWERTY deslizável na parte traseira. Quanto a isso, vale lembrar que existe o modelo Xperia mini – sem ‘pro’ no nome –, que se diferencia especialmente por não ter o teclado.

Para dar noção do tamanho, na imagem abaixo coloquei o Xperia mini pro ao lado de outros dispositivos. O tamanho diminuto pode realmente ser um obstáculo para muita gente, mas para mim é uma vantagem: o smartphone cabe bem no meu bolso e é levinho (pesa cerca de 140 gramas).

Comparativo de tamanho: Xperia mini pro, Nokia E71 e mouse

Comparativo de tamanho: Xperia mini pro, Nokia E71 e mouse

Tela

A tela do Xperia mini pro é sensível a múltiplos toques, tem 3 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels e excelente nitidez. Não é tão generosa quanto a tela de um iPhone, por exemplo, mas é possível ver imagens e vídeos ali com bastante conforto. A tela é do tipo capacitiva, portanto, responde bem aos comandos.

Abaixo da tela, há um botão fixo (home) e dois botões sensíveis ao toque (voltar e menu). Os três cumprem bem a função de complementar os comandos de toque da tela.

Botões frontais do Xperia mini pro

Botões frontais do Xperia mini pro

Me agrada o fato de a Sony Ericsson fornecer uma película para proteger a tela de riscos, iniciativa que deveria ser padrão no mercado, afinal, essa proteção não encarece o preço do produto.

Película protetora fornecida pela Sony Ericsson

Película protetora fornecida pela Sony Ericsson

Teclado

De tão acostumado que eu estava com o Nokia E71, estranhei bastante o teclado do Xperia mini pro no início, mas ele é bastante funcional. As teclas são pequenas, obviamente, mas são bem espaçadas, o que facilita a digitação mesmo por mãos maiores. No começo, ao passar os dedos por elas, tinha a impressão de que eram revestidas por papel, mas isso se deve, novamente, ao meu costume com o teclado do E71. Ah, a versão brasileira vem com tecla ‘Ç’.

Teclado do Xperia mini pro

Teclado do Xperia mini pro

Como é possível observar na imagem, a maioria dos botões tem uma segunda função, que pode ser acessada quando a tecla com a “bolinha” azul no canto esquerdo inferior é pressionada. Se você utilizar o aparelho em ambientes com pouca iluminação, um sensor faz os caracteres das teclas se iluminarem automaticamente.

O principal problema é a acentuação. Para utilizá-la, é necessário combinar o botão ‘Sym’ com a letra desejada, o que não me pareceu prático. Felizmente, o sistema é bastante eficiente ao sugerir palavras conforme a digitação vai sendo feita (uma espécie de “auto-completar”), funcionalidade que tem me poupado da tarefa de acentuar.

Câmera

A câmera do Xperia mini não é um show à parte, mas quebra um galho! Tem 5 megapixels, auto-foco, estabilizador de imagens e é capaz de evitar aquele indesejado efeito de “olhos vermelhos”. E todos esses recursos funcionam bem! Em ambientes escuros, a iluminação flash (baseada em LED) não faz feio e, para que o usuário possa localizar bem o alvo, fica iluminada antes do disparo, que pode ser feito com um botão lateral ou com um simples toque na tela.

Câmera em ação

Câmera em ação

O zoom é digital e pode aumentado ou diminuído com o uso dos botões de volume, na lateral. Ah, é claro, a câmera também filma, sendo capaz de gravar vídeos com 720p.

Abaixo, você vê uma foto tirada com o Xperia mini pro (no final do texto, há um vídeo que mostra o aparelho em ação e um gravação efetuada com ele):

Foto tirada com o Xperia mini pro

Foto tirada com o Xperia mini pro

Nada mal, né? E, sim, o Xperia mini pro também conta com câmera frontal para videoconferência.

Sistema

O Xperia mini pro sai de fábrica com o Android 2.3.3 (Gingerbread), uma versão bastante estável e compatível com praticamente todos os aplicativos atuais. De acordo com a Sony Ericsson, o modelo está entre os que vão receber atualização para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) a partir de 2012. Tomara!

Por enquanto, estou aguardando a atualização para a versão 2.3.4, que permitirá, entre outras coisas, fazer capturas de tela (screenshots) do aparelho de maneira nativa. Pois é, atualmente só é possível fazer isso com alguma gambiarra…

Mas no geral, a experiência com o sistema operacional é positiva. O desempenho é bom e os recursos customizados pela Sony Ericsson somam muitos pontos. Entre eles, está um aplicativo instalado por padrão que permite adicionar até 4 atalhos em cada canto da tela, totalizando 16. Com isso, é possível, por exemplo, deixar os games mais acessados em uma ponta, ferramentas de produtividade em outra e assim por diante.

Atalhos nos cantos da tela

Atalhos nos cantos da tela

As tarefas de ouvir música, executar vídeos e até visualizar fotos podem ser executadas a partir do mesmo lugar. Gostei disso! O rádio FM também agrada, apesar de exigir os fones de ouvido (acompanham o aparelho), já que estes também servem de antena. Apesar de preferir o Google Maps, o aplicativo de GPS do aparelho dá conta do recado e é bem fácil de usar.

A parte negativa fica por conta dos aplicativos inúteis e atalhos que não podem ser removidos, a não ser que você tenha acesso “root” ao aparelho, procedimento este que não é muito amigável.

Hardware e desempenho

Esta é, de longe, a parte que mais me agradou! O Xperia mini pro tem um hardware muito bom, o que o faz ser rápido até em tarefas mais exigentes: processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e chip gráfico Adreno 205, o mesmo que equipa o Xperia Play.

Graças a essa configuração, é possível ler arquivos em PDF grandes, ver vídeos e rodar aplicativos mais pesados – como Google Earth e Angry Birds – numa boa. Mesmo com os efeitos visuais, o aparelho consegue ser rápido em praticamente todas as tarefas.

Nas chamadas telefônicas, não tive qualquer problema para ouvir a voz da outra pessoa e ser ouvido. O mesmo vale para o auto-falante, que é capaz de te dar um susto caso você programe o despertador com volume máximo. O reconhecimento de voz, que pode ser usado para pesquisas no Google ou na Android Market, por exemplo, acerta na maioria das vezes. Em resumo, nada a reclamar quanto a estes aspectos.

O ponto fraco fica para o armazenamento: internamente, o Xperia mini pro tem apenas 320 MB. O smartphone é acompanhado de um cartão microSD de 2 GB, mas logo você sentirá a necessidade de trocá-lo por chip com maior capacidade.

Curiosamente, o aparelho informa ter 335 MB de RAM, em vez de 512 MB. Intrigado, procurei informações a respeito no fórum de ajuda da Sony Ericsson, onde descobri que o Xperia mini pro tem sim a quantidade de memória anunciada, mas só mostra a parte livre para aplicativos e afins, ficando a parte “oculta” destinada exclusivamente ao sistema.

Mais fotos do Xperia mini pro:

www.flickr.com/photos/ealecrim/sets/72157628111661765/

Bateria

Pois é, tal como acontece com boa parte dos smartphones, a bateria do Xperia mini pro deixa a desejar. Se eu utilizar Wi-Fi ou 3G direto, o aparelho não aguenta mais do que cinco horas. Por isso, quando estou em casa ou passo muito tempo no mesmo lugar, deixo o acesso à internet e o GPS desligados. Mesmo assim, ainda tenho que recarregar a bateria praticamente todos os dias.

Utilizar aplicativos que gerenciam recursos ou reduzir o brilho da tela, por exemplo, ajudam, mas não resolvem o problema.

Ao menos é possível recarregar a bateria de duas formas: ligando o aparelho à porta USB do computador ou utilizando o recarregador que acompanha o dispositivo.

Conectividade

O Xperia mini pro conta com Wi-Fi, Bluetooth, 3G, GPS e porta micro-USB para recarga e conexão ao computador (pena ser um pouco difícil tirar a capinha que protege a entrada USB). Eu ficaria muito feliz se tivesse NFC (Near field communication), mas não chega a fazer falta, mesmo porque ainda não há muitas aplicações para esta tecnologia.

Eu gostei particularmente do GPS, que me pareceu bastante rápido (ou o Nokia E71 que era lento demais neste aspecto). Quanto ao Wi-Fi, nada do que reclamar: detecção de sinal e conexão funcionam de maneira satisfatória. Apenas recomendo o uso de um aplicativo para tornar mais fácil a utilização deste tipo de rede (eu uso o WiFi Manager).

Ah, um detalhe importante: não há qualquer dificuldade em utilizar o Xperia mini pro como modem :)

Avaliação geral

Comprei o Xperia mini pro dizendo a mim mesmo que o venderia caso não gostasse do aparelho. Mas não me arrependi da compra, tanto que provavelmente passarei 2012 sem vontade de trocar de smartphone.

Abaixo, um vídeo “meia boca” que fiz para mostrar o smartphone em ação:

www.youtube.com/watch?v=3ZJLmgSx3oc

Pontos fortes: desempenho bastante satisfatório, tela com boa resposta e qualidade de imagem, teclado confortável, aparelho bonito e bem acabado, filmagem em 720p;

Pontos fracos: duração da bateria, acentuação no teclado, atalhos e aplicativos que não podem ser removidos.

Nota: 8,5.

Eu comprei o Xperia mini pro por cerca de 800 reais. Mas, enquanto preparava este post, vi que já era possível encontrá-lo por mais ou menos 700 reais. Apesar de existir uma versão do modelo na cor branca, só encontrei a versão preta no Brasil.

Mais informações no site da Sony Ericsson.

Emerson Alecrim

23 Flares Twitter 3 Facebook 17 Google+ 3 23 Flares ×




  • https://twitter.com/#!/SilvinhoCRVG Silvinho

    Tata, onde está localizada essa imagem, pode informar?

    tente jogar essa imagem para pasta de album de fotos do celular e depois compartilhe normalmente.
    Este é o modo mais fácil e simples.

  • ranielli

    Pessoal acabei de comprar esse aparelho,,, ele vem um uma plastico e outtro de reserva? mais algumas coisas… qual é o que n arranha?

  • https://twitter.com/#!/SilvinhoCRVG Silvinho

    Ranielli, sua pergunta está toda embolada, ainda bem que tenho amigos que escrevem como você (EURI)

    Então, a CAPA quem menos arranha, é a de cor preto fosco, pois como é fosco, tem menos probabilidade de arranhar. :)

  • iran

    pessoal!
    eu queria saber se dar para trocar a capinha de traz desse celular igual ao xperia x10.
    pq assim eu posso ter varias cores e troca-los todos os dias.
    alguem sabe me dizer se tem?

  • https://twitter.com/#!/SilvinhoCRVG Silvinho

    Olha Iran, o meu aparelho não veio com capa reserva, tenho um amigo que veio com uma capinha azul de reserva. Também estou procurando mas ainda não encontrei Capa reserva de Xperia Mini Pro a venda.
    Mas lembre-se que torcar a capa todos os dias deixa ela “mole”, solta e fácil de tirar do aparelho, podendo cair no nada no chão por exemplo.

  • iran

    hum…intendi
    acho que as capas são vendidas separadamente.
    mas será que as capas do xperia x10 mini pro cabem no xperia mini pro?

  • ranielli

    Fala Galera… ai ,,,alguém usa alguma capa ou case,,, para evitar arranhões ou até mesmo perder…?sabe onde encontrar?

  • iran

    então ranielli.
    eu também estou a procura de capas para meu celular.
    encontrei apenas na web, veja esse site:

    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/capa-pelcula-protetora-para-xperia-mini-pro-sk17i-sk17a-MSL7GO4S44#rmcl

  • kaio

    não tenho plano de dados 3g, apenas uso a edge da vivo q pra mim dá pro gasto pq o youtube funciona e os downloads pesado deixo pra casa ou qq lugar com wi-fi.pretendo trocar meu nokia e5 por ele e quero saber se o edge tb descarrega a bateria dele nessa velocidade. ah se a bateria n e5 pegasse nele (eh maior q a do e71, eu acho!)

  • https://twitter.com/#!/SilvinhoCRVG Silvinho

    Nessa velocidade, que velocidade?
    Em todos celulares Android, a se conectar a internet, o celular descarrega rapidamente, agora a velocidade depende.
    Não te como ser preciso, no meu Xperia Mini Pro, descarrega em 40 minutos quando conectado a internet.

    Espero ter ajudado!

  • iran

    galera!
    tenho uma pergunta a fazer sobre esse celular.
    comprei esse celular depois de ver toda a review para saber se seria uma boa escolha.
    acontece que adorei o aparelho.
    só não estou satizfeito com a duração da bateria, já que realmente ela dura muito pouco.
    gostaria de saber se alguem sabe como eu posso usar o celular de uma forma que dure alguns dias a mais, ou seja, como faço para a bateria durar mais tempo?

  • https://twitter.com/#!/SilvinhoCRVG Silvinho

    Iran, é o seguinte:

    ?diminua o Brilho da tela, que é o mais consome bateria no Xperia Mini Pro.
    ?Só ative o wi-fi e o GPS quando realmente for usa-los, pois ambos consomem muuuuuita bateria também.
    ?Uma boa, é botar no “Modo Economia de Energia” que aí consumirá a menor energia possível hehehe