Review: notebook Dell Vostro 3300

No último mês de março (2010), a Dell anunciou nos Estados Unidos a série de notebooks Vostro 3000, com foco no mercado corporativo. O lançamento desses portáteis no Brasil aconteceu em junho e, nesta semana, tive a oportunidade de testar o modelo Vostro 3300. É um review dele que eu apresento a seguir.

Dell Vostro 3300

Configuração e visual

O Dell Vostro 3300 que testei possui processador Intel Core i5 520M, 6 GB de memória RAM DDR3 (4 GB + 2 GB), HD de 500 GB com 7.200 RPM, chip gráfico Intel 310M com 512 MB de memória, leitor/gravador de CD/DVD, tela LED de 13,3 polegadas com resolução de até 1366 x 768 pixels, porta Ethernet, três portas USB 2.0 (uma delas também é eSATA), Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, leitor de cartão SD, conectores para fone de ouvido e microfone, saída VGA, webcam de 2.0 megapixels, encaixe ExpressCard, bateria de quatro células, leitor de impressão digital e sistema operacional Windows 7 Professional 64 bits. Seu peso, com a bateria, é de aproximadamente 2 quilos. Você certamente já sabe, mas não custa lembrar que a configuração desse modelo pode ser personalizada no site de vendas da Dell.

O equipamento tem visual “sóbrio”, com predominância da cor preta, mas com a tampa e as laterais em alumínio. Como o notebook é relativamente fino – cerca de 20 mm na parte frontal e 28 mm na traseira -, não há nenhuma porta na parte de trás, acredito que para facilitar o levantamento da tela.

Os LEDs que indicam conectividade, trabalho do disco rígido e outros, são todos da cor branca, dando um ar mais elegante ao dispositivo. Ao lado desses LEDs estão botões de volume e reprodução de mídia, todos sensíveis ao toque.

LEDs do Dell Vostro 3300

Na parte frontal do Vostro 3300 estão os conectores de áudio e o leitor de cartões SD, além de LEDs adicionais que indicam quando o equipamento está ligado e do botão que ativa e desativa o Wi-Fi:

Parte frontal do Dell Vostro 3300

Teclado e touchpad

Bonito, com teclas finas, espaçosas e rígidas, mas com pressão suave. Não transmite aquela sensação de fragilidade que eu encontro em muitos notebooks por aí. O interessante é que, pressionando os botões Fn e seta para a direita ao mesmo tempo, o teclado fica iluminado, com disponibilidade de dois tons de iluminação:

Teclado Dell Vostro 3300

Teclado Dell Vostro 3300 com iluminação

É bom frisar que esse recurso é opcional. Ah, é claro: a versão brasileira está padronizada conforme as normas ABNT2.

Quanto ao touchpad, este é espaçoso, tem boa sensibilidade, possui dois botões com pressão macia e barra de rolagem vertical no lado direito (também há rolagem na horizontal, apesar de não haver imagem indicando):

Touchpad do Dell Vostro 3300

Webcam e áudio

A webcam, de 2,0 megapixels, não faz feio, mas também não impressiona. O áudio, por outro lado, foi melhor do que eu esperei: para começar, há dois microfones, um em cada lado da webcam. A captura de som ocorreu com volume satisfatório e com clareza, mesmo quando fiquei a mais de 1 metro de distância do notebook. O único problema é que tamanha sensibilidade gera um pouco de ruído, mas nada que atrapalhe o bate-papo.

Webcam do Dell Vostro 3300

No que se refere à execução do áudio, estranhei o fato de o Dell Vostro 3300 ter apenas uma saída de som no canto esquerdo da parte frontal. Apesar disso, a reprodução foi satisfatória, apenas um pouco mais baixa do que eu gostaria. Mas não tem jeito: pra tirar proveito do áudio dos notebooks, só com bons fones de ouvido…

Tela

Como já informei, a tela do Vostro 3300 tem 13,3 polegadas, com resolução de 1366 x 768 pixels. É um tamanho excelente para quem precisa de mobilidade, mas não considera prático utilizar um netbook. Pra quem necessita de uma tela maior, a Dell oferece os modelos 3500 e 3700, da mesma família.

Voltando à tela do Vostro 3300 em si, a considerei muito boa! É antirreflexiva, tem boa definição de cores, possui ótimo contraste, a resolução é excelente para jogos, enfim. O único problema é que marcas de dedo acabam ficando facilmente evidentes quando a tela está desligada, mas nada que um pano macio não resolva (evitar colocar os dedos na tela também, né?).

Tela do Dell Vostro 3300

Wi-Fi e Bluetooth

Consegui transferir um arquivo do meu smartphone (Nokia E71) para o Dell Vostro 3300 sem dificuldades ou lentidão por Bluetooth. o Wi-Fi também funcionou bem, no entanto, a captação de sinal ficou mais baixa do que eu esperava quando me afastei cerca de 15 metros do roteador sem fio. Apesar disso, todas as conexões foram estabelecidas na primeira tentativa e eu não notei lentidão na transmissão de dados.

Bateria e carregador

A bateria que é fornecida por padrão pela Dell é de íon de lítio e possui quatro células. No meu teste, sua durabilidade foi de 1 hora e 58 minutos, considerando o seguinte: brilho da tela no máximo, navegação na internet por Wi-Fi, vídeo em execução em tela reduzida e áudio pelo fone de ouvido. Nenhum programa pesado foi utilizado durante esse período. Não chega a ser uma média ruim, mas creio que um notebook como esse deveria ter uma bateria com maior autonomia. Quem faz questão disso, tem a opção de adquirir um modelo de oito células que a Dell vende separadamente.

Bateria do Dell Vostro 3300

Quanto ao carregador, ele é leve, fino e um pouco largo, o que facilita o transporte. Conta também com uma espécie de “cinto” que ajuda bastante a prender os fios. Na ponta de seu cabo há um LED que indica quando o equipamento está na tomada, mesmo que você não o tenha conectado ao notebook. O conector de energia é aquele tradicional, com duas pontas cilíndricas, mesmo assim, recomendo checar esse aspecto no ato da compra para evitar problemas de compatibilidade com tomadas.

Carregador do Dell Vostro 3300

Desempenho

Com a configuração que tem, o Vostro 3300 que testei não ia ser humilde em desempenho. A máquina é capaz de executar aplicativos mais pesados – como a versão mais atual do Adobe Photoshop, por exemplo – e alguns jogos 3D tranquilamente. No índice de desempenho do Windows 7, a máquina obteve pontuação 5,0, de 7,9 possíveis. No Street Fighter IV Benchmark, a máquina só conseguiu pontuação aceitável desabilitando recursos visuais. Esses resultados mostram que o notebook é excelente para uso diário, mas, obviamente, não deve ser a primeira escolha para jogos exigentes.

Desempenho no Windows Dell Vostro 3300

Finalizando

O Dell Vostro 3300 é o tipo de equipamento para quem exige bastante do seu notebook. É um portátil feito para ser usado diariamente, várias horas por dia, sem “pedir água”. Como disse antes, pode rodar inclusive aplicativos mais pesados, sem gargalos. Vale frisar também que o leitor de impressão digital é um recurso de segurança que o torna ainda mais interessante para quem viaja constantemente, por exemplo.

O portátil também é silencioso, mesmo quando um CD é inserido na unidade. Quer dizer, é possível perceber algum barulho, mas nada escandaloso. O controle de temperatura também me pareceu bom: o notebook esquenta, como qualquer outro, mas nada que vá queimar o seu colo. Na região do teclado, é possível perceber uma elevação da temperatura no lado direito, mas que não incomoda.

O único problema, na minha opinião, fica por conta da bateria padrão: quem precisa de duração superior às duas horas que constatei em meu teste (sem uso de programas pesados), vai ter que comprar outra de maior capacidade. Ah, também senti falta de uma porta HDMI

Abaixo, você pode ver um set com mais fotos do Vostro 3300:


www.flickr.com/photos/ealecrim/sets/72157624597377766

De maneira geral, é um produto que se saiu bem em meus testes e que, portanto, recomendo! Mais informações no site da Dell.

Emerson Alecrim





  • Coutinho

    Pessoa física pode comprar esse notebook ou só empresa?

  • Muito bom o review!

    Comprei um 3500 ha um mês e vale frisar que o preço do 3500 era o mesmo do 3300 com mesma configuração. O 3700 ficava 50% mais caro.

    O review se aplica quase que totalmente ao 3500. Quem precisa de tela maior pode se basear nesse review e ficar com o 3500.

    Quem precisa de mais tempo na bateria tambem, porque vem com bateria de 6 celulas como padrao. Trabalhando, sem o wi-fi, passa de 4 horas.

    No 3500 tem 2 saidas de audio e o audio é o melhor que ja vi num Dell, alem de porta HDMI.

    Estou satisfeito com ele.

  • Ha! Comprei como pessoa física. Tem o telefone no site e se voce ligar e nao precisar parcelar pode pedir um desconto, que pode ser equivalente ao frete, dependendo de sua localização.

  • Belo review! Vcs podiam fazer mais análises com essa no Info Wester :p

  • Coutinho, que nem o Popoca respondeu, é possível comprar como pessoa física, sim.

    Popoca, bom saber que tem porta HDMI no 3500 🙂 Pra mim, esse recurso deveria estar presente no 3300 também…

    Rogério, não vai ser muito frequente, mas pode deixar que vai aparecer um review aqui sempre que for possível 😉

    Abraços!

  • wilson

    E quanto a bateria? Será que a Dell continua apresentando problemas em suas baterias? Li notícias nada agradáveis sobre as baterias dell… Alguém pode fazer uma avaliação mais recente dos produtos dell, quanto as baterias?

  • Legal o teu review Emerson.

    Comprei um Dell Vostro 3300 a cerca de um mês, que é parecido com esse aí, só a configuração é menor (Intel Core i5 450M, HD 320 GB, 4 GB de RAM e não tem teclado retroiluminado), mas é bem massa, uso constantemente e até agora estou bem satisfeito.

    Tenho duas dúvidas:
    1ª: chegou a testar a execução de algum vídeo em tela cheia? Me pareceu que a qualidade cai bastante em relação a outros notebooks (ao menos no meu acontece isso);
    2ª: teria o preço desse modelo que tu testou?

    Abraço e parabéns pelo blog!

  • Testei, sim, André. Cheguei a ver um filme inteiro nele e não notei problema algum em termos de qualidade…

    Quanto ao preço, não obtive essa informação no período em que fiquei com o equipamento, mas calculo que deve custar uns 3 mil reais, no máximo.

  • Lucio

    Andei pesquisando e vou comprar…
    Não entendo muito bem da area de informatica e gostaria de saber se estou fazendo um bom negocio…
    4gb de ram
    500 de hd
    placa de video geforce 512mb

    pagarei 2700,00

  • diego

    o meu tem 4gb de memoria, fora isso é igual do seu post!
    perfeito, alias, o q deixa insatisfeito realmente é a falta de um hdmi

  • Gustavo

    Boa tarde.
    Eu preciso rodas máquinas virtuais com o Hyper-V, vc sabe me dizer se rodando aquele programinha Securable, para avaliar se máquina está apta para virtualização.
    Se no teste do programa os 3 itens(64bits – D.E.P – Virtualização), está ok nesse modelo?
    Eu comprei um HP, mas o DEP está desativado, por isso não consigo rodar máquinas virtuais 64bits.
    Aguardo sua informação.
    Obrigado.

  • Fernanda

    Acabei de comprar um 3300 mesmas configurações, porém com 4GB. Gostaria de saber se esse é um note indicado para desenvolvimento. Trabalho com a IDE Eclipse e mais softwares como tomcat, jboss.. a minha dúvida é quanto ao processamento e ao tamanho da tela. Seria mais indicado um de 15 polegadas?

  • jhonny

    possuo o vostro 3300 mas não consigo acionar as luzes do teclado usando Fn e seta direita , não se se esta instalado ou se apenas não possui msm , gostaria de saber se vc me passa onde confirmo(algum setup ou sei la)se no meu note possui ou não essa luz de teclado

  • Barros

    Acabei de comprar um Vostro 3400 nos EUA.
    Cinceramente não gostei do som e da tela dele. O som é ridículamente baixo, mesmo utilizando fones de ouvido. E a tela é bem embaçada. Consegui melhorar um pouco a qualidade da imagem na tela mexendo nos ajustes de saturação e brilho, mas mesmo assim ficou muito abaixo do que eu esperava. Para poder ver com um mínimo de qualidade tenho que ficar exatamente em frente do micro e me esforçar muito para achar um angulo de visão aceitável.
    Alguem sabe dizer se isto é algum problema de driver (vídeo e som) deste modelo?

  • Barros

    Pessoal, o problema do meu micro era o Windows. Eu fiz todas as atualizações disponíveis, mais de 1400, e o display passou a funcionar corretamente.
    Agora sim, o display está com uma imagem muito boa e o som está aceitável, ainda que um pouco baixo, mas de boa qualidade.