Racismo e preconceito no Orkut

O Brasil carrega a triste marca da injustiça, nos seus mais diversos aspectos. Se a perspectiva de impunidade é capaz de levar indivíduos a cometerem crimes em ambientes de convívio social, o que eles não serão capazes de fazer na internet? Com freqüência leio relatos ou reportagens sobre crimes cometidos ou planejados no Orkut. Muitos tratam do assunto como se o fechamento desse site fosse suficiente para barrar essas ações, mas cabe lembrar que o Orkut tem uma participação muita ativa de brasileiros e a quantidade de usuários é tão grande que praticamente qualquer assunto pode ser debatido lá, seja ele negativo ou positivo.

É essa sensação de liberdade que faz com que indivíduos racistas ou preconceituosos despejem todos os seus conceitos maléficos no Orkut, afinal, lá a polícia não aparece, as vítimas não poderão encontrá-los, é possível encontrar gente de opinião igual e ninguém vai para a cadeia. Essa mesma certeza de impunidade atinge as vítimas ou outras pessoas cuja dignidade não aceitam expressões racistas ou preconceituosas. Elas não denunciam porque acreditam que as autoridades nada farão ou que poderão sofrer retaliações se suas identidades ficarem expostas após o ato da denúncia.

A questão é que o Ministério Público Federal tem trabalhado para lidar com crimes na internet e se um número massivo de pessoas fizerem denúncias, as chances das autoridades conseguirem barrar tais práticas são grandes. Em São Paulo, por exemplo, é possível fazer denúncias anônimas através do telefone 181 (Disque-Denúncia). Também tem o site da Polícia Federal do Brasil.

O importante é não ficar de braços cruzados. A intolerância racial ou qualquer crime semelhante não pode ficar impune só porque é praticada na internet. Se um grande número de pessoas reagir, essas práticas serão barradas, seja ela na internet, nas ruas, onde for.

Emerson Alecrim





  • Um dos problemas sobre a intolerância é que a linha que separa a intolerância-brincadeirinha (tipo eu odeio pagode) da intolerância séria (vamos atear fogo num grupo de pagode porque temos dinheiro pra pagar advogados e nada acontece) é muito tênue… e a tendência da maioria das pessoas é ir ignorando, ignorando, até que a coisa fica incontrolável…

  • Jorge

    É bastante interessante discutir e/ou analizar intolerâncias,préconceitos e outras manifestações de não gostar outros. Porém, seria mais produtivo procurar as causas e soluções. Seja como for, seria um programa de várias gerações de esforço mútuo.

  • ubiracivaldo

    seu texto é interessante, e levanta um problema que não é só do orkut, mas da internet em geral. A grande questão é: ‘Como tornar a internet um espaço livre de pensamentos e idéias, sem ser arbitrário censurador e opressor.’ Lembre-se caro amigo Emerson de que o País já teve censura. é não funcionou, alías funcionou como um instrumento de poder utilizado pela ditadura militar. é Lógico e evidente que o problema não está na coisa, mas sim nas pessoas, vc não acha. Meu ponto de vista é que censura pode leva a equivocos e distorções, e o essencial pra uma nação que se diz democrática onde todos tem direito ao livre pensar.
    desde já agradeço sua atenção, esperando ter contribuido com a questão

  • thiago nascimento

    Esse problema não é exclusivo do orkut, mas, da sociedade em geral. Na minha opinião o orkut está apenas refletindo aspectos já existentes e em práticas na tv e na sociedade em geral. Porém É HIPOCRITA tantas pessoas atacarem essa falha do orkut quando qualquer pessoa com um mínimo de bom senso nota que essa falha já existe a anos na sociedade em geral e essas mesmas pessoas nunca comentaram.
    como emerson comentou no seu artigo se é pra barrar: “Se um grande número de pessoas reagir, essas práticas serão barradas, seja ela na internet, nas ruas, onde for.” é a velha questão : A TURMA CRITICA SEM OLHAR PRO PRÓPRIO UMBIGO! aliás, racismo existe em quase todos os lugares inclusive os religiosos. e atacar religião ou cor de pele na tv, por exemplo é crime de acordo com o código penal. sim ,e daí ?
    vocês nunca prestaram atenção que muitas igrejas pra não atacarem diretamente os negros(o que é considerado racismo pela lei) atacam a cultura negra(umbanda, por exemplo) ? isso é racismo disfarçado. e pior : os religiosos brasileiros que saem na tv , principalmente os de programas diários, ensinam livremente através da televisão aberta que essa parte da cultura negra não presta e seus adeptos devm ser perseguidos e odiados pois são INIMIGOS DE DEUS. isso mesmo , na tv aberta diversos grupos pregam uma guerra contra a cultura negra e ninguém fez nada a respeito disso. seria muita hipocrisia começar a censura pelo orkut sem antes começar pela tv que é acessivel a um número muito maior de pessoas.
    OBS: APESAR DE SER UMA PRÁTICA RELIGIOSA ESSE TIPO DE ATITUDE UTILIZANDO RÁDIO OU TV É CRIME PELO CÓDIGO PENAL.OU SEJA, ESSES RELIGIOSOS DA TV SÃO CRIMINOSOS DE ACORDO COM O CÓDIGO PENAL.E SE SÃO CRMINOSOS , LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA!!!!

  • Rodrigo

    O interessante eh que quando eh um grupo que eh tipo como ‘politicamente incorreto’ todo mundo cai de pau. Mas quando eh uma dita ‘minoria’ que se associa para preservar suas crenças/preconceitos/etc… todo mundo se cala, pq nao quer que fique mal na fita. Afinal, sao minorias.
    Essa politica de igualdade pela diferenca eh que gera esse comportamento segregacionista.

    “Posso não concordar com nada do que você diz mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizê-lo”
    (Voltaire -Atribuido)

    Calar um grupo soh pq (hj) nao concordamos com suas ideias, eh uma burrice sem tamanho.

  • luccas

    acho que o preconceito está no orkut e em todos os lugares mais tem como abolir esse tipo de sentimento negativo no mundo, e assim o mundo poderá ser melhor na vida das pessoas

  • wandja pamella da silva

    usaram minha foto p um ato de racismo .estao mim defamando pelo orkut e eu gostaria muito de saber um meio de descbrir o autor da palhaçada.fico grata se puder mim ajudar.

  • Atendimento InfoWester

    Wandja, apenas o Orkut pode saber quem foi o responsável por utilizar indevidamente sua foto. Assim, sugerimos que você faça uma denúncia à polícia para que as autoridades legais possam investigar o caso.

  • concordo plenamente com vcs tds

  • isso é uma barbaridade…concordam?