Project Glass: o incrível conceito de realidade aumentada do Google

Hoje (04/04/2012), o Google fez algo que há tempos não víamos: anunciou um projeto capaz de nos impressionar. Tudo bem que no estágio atual é apenas uma ideia, mas é algo muito mais próximo de chegar às nossas mãos do que imaginamos. Estou falando do Project Glass, uma aplicação que combina óculos e realidade aumentada para nos auxiliar em nossas tarefas cotidianas.

Project Glass – Imagem por Google Project Glass – Imagem por Google

Com estes óculos, o usuário passa a enxergar informações e a utilizar determinados recursos que, hoje, dependem de um smartphone ou de um tablet para serem feitas. Por exemplo: se você quer saber como chegar em um determinado lugar, pode visualizar um mapa à sua frente; se você deseja ligar para alguém, basta pronunciar uma ordem do tipo “ligue para fulano” e aguardar a chamada telefônica; se você viu alguma coisa legal e quer guardar uma imagem dela, basta olhar para ela e dar a ordem para que a foto seja tirada. O seguinte vídeo explica bem a ideia:

Pode parecer um conceito exageradamente futurista, mas tudo indica que o Google está levando a ideia muito a sério, já que o anúncio, publicado no Google+, mostra que três importantes mentes da empresa estão envolvidas com o Project Glass: Babak Parviz, Steve Lee e Sebastian Thrun. Quando e se realmente a ideia deixará de ser um projeto não se sabe, mas não há dúvidas de que veremos produtos parecidos em um futuro não tão distante.

Se o Project Glass se tornar realidade da forma como foi apresentado, vai ser estranho ver pessoas nas ruas usando estes óculos ou, mesmo que este dispositivo se torne dispensável de alguma maneira, se deparar com gente falando sozinha por aí. Mas, no final das contas, é tudo uma questão de adaptação: me lembro que, quando os telefones celulares começaram a chegar ao mercado, as poucas pessoas que os tinham eram vistas com desconfiança por quem, até então, não conhecia estes aparelhos.

Referência: CNET News.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn