Presos por vender software pirata no eBay

R. Koster e Y. Yamamoto foram considerados culpados pelo Departamento de Justiça da Califórnia, EUA, pela venda ilegal de softwares da empresa Rockwell Automation no site de leilões eBay. Koster confessou que, no ano de 2003, realizou mais de 100 leilões de licenças ilegais, faturando cerca de 23 mil dólares e dando um prejuízo de 5 milhões de dólares à Rockwell. Por sua vez, Yamamoto reconheceu que, entre dezembro de 2003 e agosto de 2004, vendeu 92 cópias piratas de softwares da Rockwell, faturando cerca de 6 mil dólares e dando à companhia um prejuízo de 543 mil dólares.

Como pena, ambos os infratores poderão pegar até cinco anos de cadeia e uma multa no valor de 250 mil dólares. No entanto, a sentença definitiva sairá apenas no mês de novembro de 2007. Além desses, o Departamento de Justiça da Califórnia também está trabalhando em mais sete casos de venda ilegal de softwares da Rockwell pelo eBay.

Aqui no Brasil, esse tipo de notícia pode até soar como surpresa, afinal, as pessoas estão acostumadas a encontrar software ilegal sendo comercializado em tudo o que é esquina. Mas lá fora, especialmente nos EUA, o assunto é levado bem mais a sério. O que me surpreende é que a Rockwell desenvolve software para aplicações comerciais e industriais, portanto, seus usuários são clientes que têm condições de pagar o valor das licenças. Bom, pelo menos em teoria…

Referência: PC World, DOJ.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn