Quadrilha é presa por clonar cartões com chips

Cartões com chipNos bancos em que tenho conta, todos os cartões que uso foram trocados por outros que possuem chips. Venho notando que o uso desses cartões é cada vez mais comum, e o principal argumento dado pelas instituições financeiras é a de que cartões com chips são mais seguros, pois, entre outras coisas, são imunes à clonagem. Até agora.

De acordo com esta matéria do site G1, a Polícia Federal prendeu no final de junho (2007) uma quadrilha que havia clonado mais de 11 mil cartões. Detalhe: todos tinham chips. Os criminosos subornaram lojas e hotéis para instalar máquinas capazes de copiar os dados desses chips. Apesar disso, poucos saques indevidos foram feitos, pois o interesse real da quadrilha era o de que vender essa “tecnologia” para golpistas internacionais.

A notícia se mostrou tão preocupante que, segundo o G1, até um agente do serviço secreto americano veio ao Brasil para obter mais informações sobre o caso. Não é para menos: cartões com chip são usados em todo o mundo.

É, meu amigo, a possibilidade de utilizar seu moderníssimo cartão com chip sem preocupação durou pouco. O jeito é não baixar a guarda e continuar atento. Uma dica que pode ser útil é verificar se seu banco oferece algum serviço que informa por e-mail ou SMS (torpedo) o registro de cada operação financeira realizada. Essa é uma boa forma de saber quando o seu cartão foi usado indevidamente.

Referência: G1.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn