Para que serve o símbolo CE?

Símbolo CEAntes de começar a escrever este texto, olhei a parte de baixo do meu teclado, do meu mouse e do meu telefone. Também olhei a parte traseira do meu MP3-player e do meu carregador de pilhas. Todos ostentam o símbolo CE, de maneira igual ao da figura ao lado. Essa marca está presente na grande maioria dos aparelhos eletrônicos, mas o que raios isso significa?

O símbolo CE (CE Marking) é obrigatório desde o ano de 1993 em todos os aparelhos eletrônicos (incluindo equipamentos de informática) fabricados para serem comercializados na Área Econômica Européia, composta pelos países membros da União Européia mais as nações pertencentes à Associação Européia de Livre Comércio. A marca indica que o aparelho é compatível com normas que garantem características de segurança e qualidade ao aparelho.

Curiosamente, não se sabe ao certo o que o termo CE significa. Há quem diga que se trate de uma sigla para a expressão francesa “Conformité Européene” (Conformidade Européia).

Referências: Microsiervos e Wikipedia.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn