Para que serve o símbolo CE?

10 Flares 10 Flares ×

Símbolo CEAntes de começar a escrever este texto, olhei a parte de baixo do meu teclado, do meu mouse e do meu telefone. Também olhei a parte traseira do meu MP3-player e do meu carregador de pilhas. Todos ostentam o símbolo CE, de maneira igual ao da figura ao lado. Essa marca está presente na grande maioria dos aparelhos eletrônicos, mas o que raios isso significa?

O símbolo CE (CE Marking) é obrigatório desde o ano de 1993 em todos os aparelhos eletrônicos (incluindo equipamentos de informática) fabricados para serem comercializados na Área Econômica Européia, composta pelos países membros da União Européia mais as nações pertencentes à Associação Européia de Livre Comércio. A marca indica que o aparelho é compatível com normas que garantem características de segurança e qualidade ao aparelho.

Curiosamente, não se sabe ao certo o que o termo CE significa. Há quem diga que se trate de uma sigla para a expressão francesa “Conformité Européene” (Conformidade Européia).

Referências: Microsiervos e Wikipedia.

Emerson Alecrim

10 Flares Twitter 2 Facebook 8 Google+ 0 10 Flares ×




  • Rodoldo Pereira Marins

    Legal saber isso. A única sigla que eu conhecia era a FCC, mas não sabia da CE..

  • http://digoreis.net Rodrigo Reis

    Sempre achei que CE significava Comunidade Européia. Quando for na FIEE eu visito o Stand deles e me informo melhor. Ah, tem tb o Ul (united Labs) que seria um “Inmetro” internacional.

  • Emerson Alecrim

    Pois é, Rodolfo. Inclusive, o FCC já me foi útil para identificar placas que não tinham nenhum indício de qual era o fabricante.

    Rodrigo, também já ouvi falar que significa Comunidade Européia. Se fosse questão de escolha, optaria por essa, faz mais sentido. Quanto ao UI, não encontrei em nenhum dos aparelhos próximos a mim. Se trata de algo novo?