Para que serve a tecla Scroll Lock?

Para que serve a tecla Scroll Lock nos teclados? Já me fizeram esse pergunta duas ou três vezes, mas eu não soube responder com exatidão. Aliás, creio que essa pergunta é feita a muita gente que trabalha com informática, afinal, o Scroll Lock aciona um dos três leds que comumente ficam posicionados acima do teclado numérico. Como todos sabem, os botões Num Lock (que ativa/desativa o teclado numérico) e Caps Lock (que deixa todas as letras em maiúsculo) acionam os outros dois leds.

Na verdade, nunca me preocupei em achar uma resposta pra isso, mas eis que, dando uma olhada no Digg, encontro um texto de 2003 que explica a função da tal tecla (e de outras também). Em poucas palavras, o botão Scroll Lock tem praticamente a mesma função do botão de rolagem dos mouses atuais, isto é, fazer a rolagem do que é exibido na tela para cima ou para baixo mais facilmente.

Como exemplo, abra uma planilha do Excel, clique em qualquer célula e use as teclas de seta do seu teclado. Note que tal procedimento faz com que outras células sejam ativadas. Agora, pressione o botão Scroll Lock e repita os mesmos passos. Você verá que o Excel exibirá as células superiores/inferiores ou laterais, mas manterá ativa a célula que você ativou ao clicar com o mouse. É o mesmo que acontece ao utilizar o botão de rolagem de seu mouse.

Esse recurso era muito útil na época do DOS, quando não existia a praticidade do mouse. Hoje, já não faz muito sentido usar o Scroll Lock, mas essa tecla possivelmente é mantida porque ela pode ter uma utilidade diferente em certos programas, embora eu não conheça nenhuma aplicação onde sua utilização é imprescindível. Mas, pelo menos para quem usa o Excel, o Scroll Lock pode ser muito útil para trabalhar com planilhas gigantes. Ou não.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn