Pandora: uma preciosidade na internet

Lá estava eu no Orkut, quando entrei numa comunidade formada por amigos. De cara dei com um post que simplesmente apontava para um link: www.pandora.com. Curioso, cliquei. O site carregou e apareceu um campo para digitar o nome de um artista ou de uma música. Digitei “Epica” e quase que imediatamente uma das músicas que mais gosto dessa banda tocou. Em seguida repeti a experiência com outros nomes.

Pelo MSN a autora do tópico me deu mais detalhes do site. Em poucas palavras, o Pandora é um site que permite a você criar uma rádio on-line totalmente personalizada. No entanto, ao invés de selecionar música por música, você indica uma banda ou um artista e o Pandora coloca uma música relacionada que tenha a ver com algo que você tenha informado antes. Por exemplo, se informei o nome de uma música que tenha a palavra night, ao inserir o nome de uma banda logo em seguida, o Pandora tenta localizar uma música desse grupo que tenha a palavra night ou que se aproxime.

Se você apenas digitar o nome de uma música ao invés do nome de uma banda, o Pandora não irá executá-la, porém o fará com músicas que se assemelhem. A cada sugestão que o site dá você pode informá-lo se gostou ou não. Com isso, ele vai afinando suas preferências musicais combinando essas informações com parâmetros como gênero musical, tipo de vocal, etc. Assim, você consegue montar uma rádio com suas bandas favoritas e pode conhecer outras.

Enfim, trata-se de uma grande diversão. Há tempos que não encontrava algo tão interessante assim na internet. Por isso, entre no site e experimente. Uma conexão banda larga é recomendável para usufruir da qualidade do som e conhecer um pouco o idioma inglês ajuda a dar os primeiros passos no site. 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn