Orkut: agora é a vez das comunidades serem apagadas

Conforme indica este post, o Google começou a apagar perfis do Orkut considerados inapropriados, em especial os pornográficos. Atualmente já não é tão fácil encontrar usuários com fotos ilegais como era até pouco tempo atrás.

Embora o Google tenha também eliminado algumas comunidades, a empresa prometeu intensificar esse controle. A decisão é baseada na reunião que representantes da empresa tiveram recentemente com autoridades brasileiras, onde foi entregue uma lista de comunidades que devem ser apagadas com o máximo de urgência. Entre elas, está uma que divulga a facção criminosa PCC. Segundo a SaferNet, entidade que combate crimes na internet, O Google se deu conta da gravidade do problema e se comprometeu a eliminar as comunidades em 24 horas.

Vai ser assim. Ou o Google desenvolve uma forma mais eficiente de lidar com esses problemas ou terá que apagar perfis e comunidades do Orkut todos os dias.

Os problemas do Orkut não se resumem a isso. Falhas em sua estrutura permitem que spammers enviem mensagens para usuários e comunidades de maneira rápida, tornando o serviço ainda mais inseguro.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn