Orkut: a solução é seu fim?

De maneira geral, os internautas brasileiros adoram o Orkut. Seja para reencontrar e manter contato com conhecidos, seja pela facilidade com a qual é possível encontrar pessoas com gostos semelhantes, o Orkut só não caiu no esquecimento – como o Google Base – pela utilização em massa dos brasileiros.

No entanto, desde a explosão de sua popularidade, o Orkut se mostra como uma “dor de cabeça” ao Google: lentidão, bugs, suporte precário e, mais recentemente, a onda de atos considerados criminosos, especialmente pedofilia e racismo.

Aos poucos o Orkut vai sofrendo melhorias, mas os problemas continuam – se sai um, entra outro. Mesmo assim, o Google insiste em mantê-lo. Para quê? Certamente há alguma forma de explorar o serviço para obter algum retorno financeiro, mas como? O Orkut certamente nunca vai fazer tanto sucesso em outro países, então qual as razões para mantê-lo?

Não sei, só sei que o Google tem seus motivos. A solução mais fácil para se livrar das dores de cabeça que o Orkut causa é acabando com o serviço, mas a empresa tem gente contratada para agir justamente ao contrário. Se é assim, é bom o Google se apressar. Do jeito que a coisa anda, se alguém ameaçar outra pessoa nesse site, é o Orkut que levará a culpa e, diante de tantos escândalos, usuários com bom senso usarão menos o site, não por um determinado problema em si, mas pela soma de fatores, tais como as questões ligadas à privacidade, o risco de alguém sofrer ataques através de comunidades ou scraps, a idéia de “território sem lei”, enfim.

O que o Google precisa fazer não é só criar ferramentas que permitam identificar os problemas, mas passar a “falar” mais com os usuários, para que estes saibam que tem alguém olhando suas atividades e que o Orkut não é uma “terra sem leis”. Se o Google começar a agir nesse sentido, muita coisa vai mudar e o Orkut talvez ainda se salve de um fim trágico. Os problemas se destacam mais que as virtudes. Por isso é bom evitá-los.

Emerson Alecrim





  • Robert

    É sempre isso, o pessoal abusa e ferra todo mundo. Mas no meu caso nem vejo tanta graça no Orkut assim…

  • eng_ividal

    putz! parei de usar e ainda nem sabia disso!!!
    acho q aquela tela azul passa msg subliminar! hauahiuhauiahiuaahiu

  • roberta

    Eu gosto do Orkut, apesar de todos os problemas, pois o uso com consciência!! E a finalidade do mesmo é o encontro de amigos!!!!! O msn é um a boa ferramenta para conversação, mas se compara aos benefícios do orkut. Ex.: Um amigo meu encontrou vários amigos que o mesmo não tinha contato havia muito tempo!!! Isso para mim é genial, e o verdadeiro propósito do orkut: encontro de amigos ou pessoas com mesmos gostos!!!! Todos não devem ser culpados pelo mau uso de determinados usuários!!!!

  • Clemerson

    Eu já imaginava que o Orkut geraria muitos problemas, por isso nunca me cadastrei. E acho que o que está sendo focado agora pela mídia em geral é apenas a pontinha de um enorme iceberg. Me desculpem se estiver senldo radical, mas, ainda não temos cultura (digo formação) enquanto seres humanos e tbm cidadãos, para usarmos serviços que nos expõem tanto quanto o Orkut, nos deixando vulneráveis a ponto de andarmos com uma sensação de insegurança ainda maior do que a do nosso cotidiano.

  • Claudio Freitas

    Eu acho que o orkut teve muita utilidade para mim, pois foi assim que encontrei pessoas que provavelmente vou manter contato para o resto da vida.

    Mas ultimamente o serviço deixa a desejar bastante (nem parece um serviço do Google…).

    Agora, a razão pela qual o Orkut existe para o Google, também é um mistério para mim. Nunca cheguei em uma conclusão sobre porque o Orkut é importante para o Google em termos financeiros…

    Alguém tem alguma idéia?

  • Pingback: Blog InfoWester » Executivo do Google vem ao Brasil para tratar dos problemas do Orkut()

  • Marco Joseph Suzana

    Pra falar a verdade nunca usei, mas tenho um cyber café e sei que os clientes usam bastante, mas por mim se acabasse seria uma boa. A idéia da criação foi ótima, mas o ser humano põe maldade em tudo, em tudo querem tirar vantagem. Por mim pode tirar do ar. Tem que criar coisa pro bem, o mundo está cada vez pior, quero ver quando Jesus voltar.

  • Coala

    e porque não se faz um cadastro mais formal, de cada usuário somente para fins administrativo, e tambpem porque não se coocam moderadores para algumas comunidades??????

    do jeito que a infernet está hoje, onde até em sites do governo não temos sigilo absoluto dos nossos dados… quanto mais em uma rede que não é obrigatorio a autenticação real de usuarios, onde os grandes chefões da NET, não estão preocupados com o que rola ou quem rola na rede querem é dinheiro e quem tiver achando ruim que se exploda…. a nosso dura e crua realidade

  • Rose

    qto à resposta de um participante destes comentários, desconfio que sei para que a existência do orkut, é um colossal bancos de dados para utilização futura!! Escrevam!!!!

  • Hamilton Bellanti Galvão

    Realmente, o pessoal do orkut tem que agir rápido, porque existem pessoas que usam de má fé, deveria criar políticas de segurança de formas evitar esses mal usuários. Fica aqui uma sugestão: Só ter acesso às minhas informações pessoas que fazem parte da minha lista de amigos.

  • Miguel Accacio

    A desconfiança sobre a possibilidade de haver mensagem subliminar naquela tela azul, faz sentido.
    Desconfio de que tem mesmo. Estaria aí o interesse do Google. Que será que estão nos dizendo?

  • Ramires79

    Na verdade o ORKUT, ateh poderia ser um site de relacionamento justo e de muita utilização. Mas na mão de pessoas mal intencionadas ele eh uma arma q pode ateh tirar vidas de pessoas. Recente, aconteceu um caso aki perto da mnha cidade, uma pessoa acabou criando uma conta e no lugar de albuns de fotos o msm colocou fotos de uma menina transando com dois homens. Deu no q deu essa conta, ateh pareceu no fantastico. A menina esta relatando q eh montagen e a pericia confirmou tbém… mas ateh intão o q essa menina passou na faculdade…. coitada dela. Acredito q com o tempo esse site irá acabar e se não acontecer issu muitos casais se terminarão ou ateh msm vidas morreram. espero q não!!! Ramires

  • Murilo de Souza Nunes

    eu acho o orkut muito legal mas tem pessoas q odeiam e tem pessoas q tem medo de viciar na internet e depois n conssequir parar esse n é o meu caso

  • Ricardo Soares

    Será que ninguém ainda se deu conta de que colocar informações pessoais em um site de relacionamento é completamente loucura???? Qualquer um com pouca inteligência e um perfil pode descobrir todas as informações de uma família: Nomes, habitos, preferências. E isso pode ser utilizado para vários objetivos??? E alguém acha que o Google ou qualquer outra empresa pode ser capaz de administrar um banco de informação desse porte??? Meus amigos eu encontro no Futebol, na praia em qualquer lugar menos na internet!!!