Orientação: o firewall dos usuários

Tão impressionante quanto a quantidade de “ciladas” existentes na internet é o número de pessoas que caem nelas. Os golpes, em sua maioria, são aplicados através de e-mails ou sites falsos que, geralmente, visam obter dados bancários do internauta.

Uma outra categoria de golpeadores é formada por spywares. Muitos destes capturam dados do computador do usuário com a intenção de exibir propagandas que aparecem automaticamente, especialmente no Internet Explorer.

Na grande maioria dos casos, a contaminação da máquina se dá por alguma ação do próprio usuário. Como os criadores de “pragas digitais” precisam induzir o internauta a isso, uma série de artifícios são criados. Trata-se de um verdadeiro segmento de engenharia social. Os mais “criativos” chegam a explorar o medo e o susto, já que é mais fácil às pessoas tomarem decisões precipitadas quando influenciadas por esses sentimentos.

Um truque que consegue um número significativo de vítimas é o de falsas mensagens de erro, como essa:

Falsa mensagem do Windows

Essa janela é, na verdade, um pop-under e aparece em sites de conteúdo duvidoso. O usuário leigo dificilmente percebe que se trata de um truque e, na melhor das intenções, clica no botão Sim. Depois, se vê obrigado a chamar aquele seu amigo que manja muito de computador para saber o motivo de seu PC estar tão estranho.

Não há uma solução definitiva para esses problemas, mas o melhor remédio, até agora, tem sido a informação. Isso vale principalmente para os departamentos de informática das empresas, cujos profissionais certamente conhecem tais golpes e podem, por exemplo, elaborar cartilhas, cursos ou qualquer outra iniciativa para orientar os demais funcionários.

Os usuários domésticos, por sua vez, têm sorte se podem contar com aquele primo super inteligente, mas não é o caso de todo mundo. Uma solução razoável poderia partir dos próprios provedores, que forneceriam, por exemplo, um guia de segurança de fácil entendimento.

Essa questão é séria e não acho justo um usuário ter que cair em um golpe para se atentar aos perigos da internet. A orientação é para o usuário o mesmo que um firewall ou um antivírus bem configurado é para um sistema operacional frágil como o Windows.

Links relacionados: Dicas de Segurança e Dicas de Privacidade.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn