OpenGL definitivamente nas mãos da Khronos

A OpenGL (Open Graphics Library) é uma conhecida biblioteca gráfica para aplicações gráficas, tanto em 2D como em 3D, sendo muito usada em jogos e trabalhos em CAD, por exemplo. Seu futuro estava incerto, pois a Silicon Graphics (SGI), empresa que a mantinha, enfrenta uma crise praticamente irreversível.

Nesta semana, foi feito o anúncio de que a OpenGL será mantida pelo Khronos Group, uma entidade criada em 2000 por um conjunto de empresas para lidar com APIs (Application Programming Interface) de aplicações gráficas e de áudio. Na verdade, a Khronos já era a principal responsável pelas definições da OpenGL, mas agora passa a ter domínio completo sobre a biblioteca.

Ao grupo já pertenciam empresas com NVIDIA, ATI, Nokia, Sony e Intel. Agora, outras gigantes “entraram para o time”, como Google, Dell, Apple e S3 Graphics. Esta notícia vem junto com outra: as especificações do OpenGL 2.1 acabam de ser aprovadas. Os documentos que detalham esta versão podem ser acessados neste link.

Referências: Slashdot, OpenGL, Kronos.

Emerson Alecrim





  • Será que algum dia o OpenGL competirá mais de igual para igual com o DirectX ?

  • Rodolfo Guedes

    Respondendo a pergunta acima, acho que não. Pelo mesmo motivo que o MS Office não perderá mercado para o Open Office e pelo mesmo motivo que Firefox não será o primeiro: a MS usa o domínio do Windows para manipular a liderença de outros produtos.

  • Patrícia

    Infelizmente vc está certo!