Office 2007 compatível com ODF, mas entre aspas…

Me agradou a recente notícia de que uma das principais novidades do Service Pack 2 para Office 2007 é a compatibilidade com arquivos do padrão OpenDocument Format (ODF)*. É o tipo de notícia que ficamos esperando que aconteça um dia, mas quando finalmente ocorre, a recebemos como uma grande e positiva surpresa. Só que o encanto não durou muito tempo: logo surgiram relatos de que o Office 2007 não estava dando o tratamento correto a determinados arquivos em ODF…

Em uma rápida pesquisa na internet, descobri sem demora dois problemas encontrados: 1) o Office 2007 não abre arquivos em ODF protegidos por senhas; 2) as fórmulas das planilhas se perdem no Excel, ficando no lugar apenas o seu resultado final. Para comprovar se isso era mesmo verdade, decidi fazer dois testes simples.

No primeiro, criei um arquivo no Writer do BrOffice.org e o salvei como infowester.odt. Protegi o documento com uma senha simples: “teste”. Em seguida, o abri novamente no programa. Ele pediu a senha, conforme o esperado. Depois, tentei abrir o arquivo no Word do Office 2007. Uma mensagem com os dizeres “Não é possível abrir infowester.odt: Este arquivo foi protegido com uma senha e não pode ser aberto.” apareceu. #FAIL!

Abertura do arquivo infowester.odt no BrOffice.org
Abertura do arquivo infowester.odt no BrOffice.org

Abertura do arquivo infowester.odt no Office 2007
Abertura do arquivo infowester.odt no Office 2007

Eu já tinha notado um problema semelhante no Google Docs, além disso, essa limitação no Office 2007 aparentemente ocorre pelo uso de um algoritmo de criptografia utilizado no ODF que não é aplicado na suíte da Microsoft, portanto, vamos considerar este um problema pequeno (embora não aceitável).

Segundo teste: criei uma planilha no Calc do BrOffice.org e inseri um fórmula bem simples que soma o quadrado dos valores de uma coluna com 9 números. No Google Docs, a planilha foi mostrada normalmente. No entanto, ao abrir o arquivo no Excel 2007, apenas o resultado dessa soma estava sendo exibido: a fórmula em si havia desaparecido! Para não perdê-la, o único jeito foi não salvar o arquivo no programa da Microsoft.

Fórmula aplicada à planilha de teste
Fórmula aplicada à planilha de teste

A mesma planilha no Excel 2007
A mesma planilha no Excel 2007

Confesso que foi uma tremenda decepção. Eu considero o Office 2007 um produto muito bom, portanto, não deveria ter um recurso implementado como se fosse uma gambiarra. Muitos defensores do ODF apontam essa situação como uma manobra da Microsoft para causar danos à imagem do padrão. A Microsoft, por sua vez, se defende, dizendo que o problema está no ODF e que os desenvolvedores do padrão foram alertados sobre isso cerca de três anos atrás, além de dar a entender que a implementação do ODF 1.2 poderá resolver as falhas (a implementação do Office 2007 é a do ODF 1.1).

Eu vou ser sincero: na condição de usuário, não quero saber de quem é a culpa. Eu só acho que, se é para implementar um recurso novo, isso deve ser bem feito, do contrário, é preferível simplesmente não fazer ou ao menos deixar os usuários bem alertados sobre as possibilidades de falhas – eu esperava, no mínimo, que uma janela fosse exibida no Excel para avisar o usuário de que as fórmulas de suas planilhas em ODF podem se perder (o programa mostra uma nota sobre possíveis incompatibilidades, mas só quando o usuário tenta salvar o arquivo).

Diante dessa situação, só há duas coisas a fazer: usar ODF no Office 2007 apenas em último caso e torcer para que esses entraves sejam resolvidos o quanto antes, pois independente de se tratar de uma guerra de interesses ou não, quem sai perdendo é sempre o usuário.

Referências: void life(void), An Antic Disposition, Doug Mahugh, Negócio de Risco.

* Se quiser saber mais sobre o ODF, há um artigo aqui no InfoWester que, apesar de ligeiramente desatualizado, dá uma introdução razoável ao assunto.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn