O novo logotipo do Windows agora lembra mesmo uma janela

Quando eu comecei a ter contato com PCs, o primeiro sistema operacional que experimentei foi o Windows 3.1 (nossa, agora eu me senti velho!). Desde então, o sistema ganhou inúmeras versões, mas em nenhuma delas eu conseguia enxergar claramente uma janela no logotipo (windows = janelas em inglês, como você deve saber). Mas isso acaba de mudar: a Microsoft divulgou hoje (17/02/2012) o logotipo do Windows 8 e, pela primeira vez, eu não precisei de esforço para enxergar uma janela ali:

Logotipo do Windows 8

Logotipo completo:

Logotipo do Windows 8

Trata-se de uma mudança bastante radical e, talvez, adequada à nova e ousada fase que o sistema operacional da Microsoft está prestes a entrar. O logotipo faz alusão à interface Metro do Windows 8, que divide as informações visuais em blocos, abusando de linhas retas e cores sólidas, fazendo com que o usuário tenha a sensação de combinação e continuidade entre os elementos visualizados.

O logotipo do Windows 8 é obra da Pentagram Design, que explicou sua criação dizendo: “seu nome é Windows [ou seja, Janelas]. Por que você é uma bandeira?”. É, de fato, os logotipos das últimas versões do Windows lembram mais uma bandeira em movimento do que uma janela. Só não sei ainda se gostei da nova imagem. E você, o que achou?

Referência: Blogging Windows.

Emerson Alecrim





  • Gabriel Brito

    Achei lindo e conceitualmente incrível. O problema é que a cor padrão não ajuda, mas ele integrado ao Windows deve ser incrível. Eu achei também que teria alguma relação com o logo do Windows Phone 7, quem sabe nas próximas versões.

  • olacir

    De fato as”bandeiras’ eram mais bonitas…o nome azcul com branco ficou bonito =D

  • Carlos

    Gostei. Bonito e simples, como deve ser

  • Vinícius

    Achei muito simples. Mas talvez essa seja mesmo a nova tendencia.

  • Putz! Não sei se gosto ou não!
    Realmente agora parece uma janela e não uma bandeira, como sempre foi.

    Isoladamente parece estranho o novo logo, mas dentro da interface Metro deve ficar ‘mais melhor de bom’.

  • – Pessoal, é claro que os logos antigos confundiam um pouco, mas eu nunca encher-guei uma bandeira!

    – A janela se vocês observarem bem, aparece sim só que de forma medieval ou clássica!

    – Mas tudo isso depende do ponto de vista