Novo serviço do Google hospeda software livre

O Google acaba de lançar mais uma iniciativa para aumentar sua participação no “universo do software livre”: a disponibilização de um serviço de hospedagem de projetos de software com código aberto: O Project Hosting. O recurso está disponível no site Google Code, que mantém informações e ferramentas relacionadas a projetos abertos de desenvolvimento de software.

O Google Code – Project Hosting chega para ser uma alternativa ao já tradicional SourceForge e ao CodePlex, este último lançado há pouco tempo pela Microsoft. Cada projeto poderá contar com espaço de 100 MB, sem limite de tráfego. Além disso, os usuários poderão usar uma ferramenta de monitoração e suporte via Google Groups. São aceitos projetos com licença BSD 2.0, mas o Google pretende também “acolher” programas que usam GPL, Apache e outros licenciamentos para software livre.

Uma observação interessante encontrada no FAQ do Google Code diz que o Project Hosting não foi lançado para concorrer com o SourceForge, tanto é que projetos do Google nesse serviço – como Tigris.org e CPAN – serão mantidos nele.

Para acessar o Google Code – Project Hosting, clique aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn