Novo, mas nem tanto: Apple apresenta o iPhone 4S

Como era de se esperar, Steve Jobs não estava lá, por isso, coube a Tim Cook, atual CEO da Apple, e a Phil Schiller, vice presidente sênior de marketing de produtos (amém!) da companhia, a tarefa de anunciar o que certamente será mais um sucesso de vendas da Apple, apesar de não ser nada revolucionário: o iPhone 4S. O anúncio foi feito hoje (04/10/2011), na Califórnia, Estados Unidos.

Como de hábito, o início da apresentação serviu para que a Apple pudesse orgulhosamente mostrar alguns de seus números grandiosos. Eis alguns deles:

  • Desde o seu lançamento, 6 milhões de cópias do Mac OS X Lion haviam sido baixadas pela internet;
  • O MacBook Pro é o notebook mais vendido nos Estados Unidos, assim como o é a linha iMac para desktops;
  • A linha iPod, por sua vez, continua firme e forte, respondendo por 78% das vendas dos aparelhos do tipo nos Estados Unidos. No mundo todo, mais de 300 milhões de unidades já foram comercializadas;
  • O iPad está fazendo bonito: até agora, nada menos que 250 milhões de unidades do produto foram vendidas no mundo.

Tudo muito interessante, mas o que importa mesmo é a atração do dia, o novo iPhone. O aparelho chega rodando o novíssimo sistema operacional iOS 5, que oferece, entre outros recursos, integração com o Twitter, edições rápidas em fotos tiradas com o aparelho e uma nova versão do navegador Safari. Vale frisar que o iOS 5 estará disponível gratuitamente para iPad, iPad 2, iPhone 3GS, iPhone 4 e as últimas versões do iPod touch a partir do dia 12 de outubro de 2011.

No que se refere ao visual, aqueles que esperavam uma reformulação no iPhone, mesmo que de leve, ficarão frustrados: o iPhone 4S tem praticamente o mesmo design externo que a versão anterior. Veja pelo lado bom: ao menos o dispositivo continua bonito 😀

iPhone 4S - Imagem por Apple

iPhone 4S – Imagem por Apple

O que há de novo, então? Em termos de hardware, só o processador se destaca: o iPhone 4S contará com um A5, mesmo chip que roda no iPad 2 e que, segundo a Apple, pode ser até sete vezes mais rápido que o iPhone 4 na execução de gráficos.

Ainda no aspecto do hardware, o iPhone 4S terá uma câmera melhor, de 8 megapixels, capaz de captar 73% mais luz que o modelo anterior. A câmera também poderá, finalmente, gravar vídeos com resolução de 1080p (full HD).

Além disso, sua bateria melhorou um pouco no aspecto da autonomia, suportando, segundo a empresa, até 8 horas de conversação em 3G ou 14 horas em 2G. Há também uma tecnologia que permite ao aparelho utilizar mais de uma antena ao mesmo tempo. Assim, é possível, por exemplo, otimizar uma conversação com o uso de uma antena para transmissão de voz e outra para dados.

Mas o destaque fica mesmo para um recurso de nome Siri: trata-se, basicamente, de uma tecnologia que permite ao fazer perguntas ao aparelho via voz. Por exemplo, a pessoa pode ativar a ferramenta e perguntar “onde fica a estação de Metrô mais próxima?”. Se compreender a ordem, o iPhone 4S ativará o mapa para encontrar a resposta.

O Siri também pode procurar respostas na Wikipedia e no Wolfram Alpha, assim como receber ordens, como ativar a função de despertador quando o usuário pede para ser acordado em determinada hora. Agora, se funciona bem, somente testando para saber. Por enquanto, sabe-se que a ferramenta é compatível com os idiomas inglês, alemão e francês.

Além do iPhone 4S, a Apple anunciou outras “novidades nem tão novas assim”: o minúsculo iPod nano agora será oferecido em setes cores e contará com pequenas mudanças em algumas funcionalidades. Nos Estados Unidos, custará 129 dólares na versão de 8 GB e 149 dólares na versão de 16 GB. Ah, sim: o iPod touch agora será oferecido também na cor branca.

Voltando à atração principal, a pergunta que vem à mente agora é: quando o iPhone 4S chegará ao mercado? Nos Estados Unidos, o lançamento oficial ocorrerá em 14 de outubro de 2011, com os seguintes preços, considerando um contrato de 2 anos com a operadora Sprint:

  • Versão de 16 GB – 199 dólares;
  • Versão de 32 GB – 299 dólares;
  • Versão de 64 GB (nova capacidade) – 399 dólares.

Em outros países, como Itália, México e Espanha, o lançamento acontecerá no dia 28 de outubro. Ainda não há informação de chegada – nem fabricação, como indicam rumores – no Brasil.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn