Novidades da Apple: iPod nano com câmera, iPod touch de 64 GB, iTunes 9 e mais!

09/09/09. Essa foi a data que a Apple escolheu para apresentar novidades, especialmente na linha iPod. O evento, realizado em San Francisco, Estados Unidos, também marcou a reaparição em público de Steve Jobs, que sofreu um transplante de fígado no primeiro semestre do ano. Ele está mais vivo do que nunca e comandou a apresentação permanecendo no palco em boa parte do tempo. Mas, vamos direito ao que interessa, né?

Steve Jobs: magro, mas aparentando estar bem - imagem por gdgt
Steve Jobs: magro, mas aparentando estar bem – imagem por gdgt

Antes mesmo do evento começar, foi divulgada uma baixa de preços nos modelos de iPods existentes até então (todos os preços mostrados aqui correspondem aos Estados Unidos):

– iPod touch de 8 GB: de 229 dólares para 189 dólares;
– iPod touch de 16 GB: de 299 dólares para 249 dólares;
– iPod touch de 32 GB: de 399 dólares para 279 dólares (esse ficou muito em conta);
– iPod nano de 8 GB: de 149 dólares para 129 dólares;
– iPod nano de 16 GB: de 199 dólares para 149 dolares;
– iPod classic de 120 GB: de 249 dólares para 229 dólares.

Essa baixa foi o suficiente para termos certeza de que a linha iPod receberia novidades. E não deu outra! A primeira novidade é o anúncio de um iPod touch de 64 GB, que tem preço de 399 dólares e está mais rápido que as versões anteriores. Em seguida, contrariando os rumores de que seria descontinuado, veio o anúncio de um iPod classic de 160 GB, por 249 dólares.

iPod touch - Imagem por Apple
iPod touch – Imagem por Apple

O pequenino iPod shuffle também ganhou atualização: agora conta com novas cores e com uma simpática versão em aço inoxidável que tem 4 GB de capacidade e custa 99 dólares.

iPod shuffle - À esquerda, a edição em aço - Imagem por Apple
iPod shuffle – À esquerda, a edição em aço – Imagem por Apple

Mas, a maior novidade, no entanto, fica por conta do iPod nano. A Apple falou do sucesso que dispositivos de vídeo estão fazendo e abordou inclusive o Flip Video, da Cisco, que está vendendo muito bem, obrigado (não no Brasil, infelizmente). A empresa identificou esse cenário como uma necessidade do mercado e, por conta disso, anunciou novos modelos do iPod nano com… Câmera! Finalmente, né? Agora, além de usar o dispositivo para ouvir músicas, ver vídeos e visualizar imagens, o usuário poderá tirar fotos e (update: a câmera faz só vídeos) criar seus próprios filmes, assim como já é possível em parte dos telefones celulares disponíveis no mercado.

Linha iPod nano - Imagem por Apple
Linha iPod nano – Imagem por Apple

A parte metálica é onde está a câmera do iPod nano - Imagem por Apple
A peça metálica é onde está a câmera do iPod nano – Imagem por Apple

O dispositivo ainda conta com tela ligeiramente maior, de 2,2 polegadas, sintoniza rádio FM, tem saída lateral de áudio, inclui suporte a recursos como Genius Mixes (em poucas palavras, software que permite que você se torne um “DJ” em seu próprio iPod), VoiceOver, etc. A versão de 8 GB do novo iPod nano sai por 149 dólares, enquanto que a versão de 16 GB custa 179 dólares.

Não parou por aí, não. A Apple também anunciou o iTunes 9, cujo grande destaque é o já citado Genius Mixes, que permite ao usuário combinar músicas, como se fosse um DJ. O programa agora também oferece melhor sincronização entre o iPod/iPhone e o computador. No que se refere à iTunes Store, o serviço agora conta com visual mais limpo e navegabilidade aperfeiçoada. Além de gerenciar músicas e vídeos, o usuário também poderá utilizar o iTunes para controlar os aplicativos instalados no iPod touch ou no iPhone.

Há ainda duas outras novidades no iTunes que me chamaram a atenção: o iTunes LP e o Home Sharing. O primeiro consiste numa forma de o usuário obter detalhes sobre um álbum como se tivesse comprando um CD ou um LP de verdade. Com isso, é possível visualizar letras de músicas e detalhes de capas de discos, por exemplo. Quanto ao Home Sharing, trata-se de um recurso que permite o compartilhamento sincronizado de músicas, vídeos, filmes, etc, em até cinco computadores. Com isso, se você comprar uma música no iTunes Store, por exemplo, os computadores autorizados em sua rede terão acesso ao arquivo automaticamente.

A Apple falou também do iPhone OS 3.1, isto é, a nova versão do sistema operacional da linha iPhone e do iPod touch. O update para essa versão é gratuito para quem já possui o iPhone OS 3.0 e sua principal novidade é a tecnologia Genius (para recomendação de aplicativos), além do Genius Mixes. Mas, também há novas opções de sincronização com o iTunes, melhor organização de conteúdo, correção de bugs, etc.

Além de apresentar novidades, a Apple fez seu “show de marketing” ao enaltecer as características do iPhone e do iPod touch. Em primeiro lugar, provocou a Dell, mostrando um usuário rasgando o bolso da calça ao tentar guardar ali um notebook da concorrente. A empresa quis dizer que o iPhone/iPod touch é praticamente um computador e que não rasga bolsos!

Sátira da Apple com a Dell -  imagem por gdgt
Sátira da Apple com a Dell – imagem por gdgt

Sobrou até para os portáteis Nintendo DS e Sony PSP: a Apple exibiu um gráfico que mostra que o primeiro tem pouco mais de 3,6 mil jogos, enquanto o que segundo tem cerca de 600 títulos. Enquanto isso, os usuários do iPhone/iPod touch podem contar com mais de 20 mil games, todos com preço menor que os jogos dos citados consoles. A Apple ainda fez questão de exibir jogos de empresas como Gameloft e Electronic Arts para mostrar que o iPhone OS conta com games “de verdade”. Entre os títulos anunciados estão Madden 2010, Prince of Persia e Assassin’s Creed.

Jogo Madden 2010 para iPhone OS - imagem por gdgt
Jogo Madden 2010 para iPhone OS – imagem por gdgt

Só que nem tudo são flores. Foi bacana ver o novo iPod touch de 64 GB e tal, só que havia grandes expectativas de que esse modelo ganharia vídeo e rádio FM, tal como o iPod nano, o que acabou não acontecendo, fato que deixou muitos fãs do modelo irritados… Talvez tenha sido por sido que colocaram Norah Jones para cantar no evento no final da apresentação 😀

Antes de encerrar, um detalhe: as pessoas que acompanham o InfoWester pelo Twitter puderam conferir as novidades do evento em tempo real. Se você também usa essa rede social, sinta-se convidado a seguir o perfil @InfoWester. Com isso, você poderá saber das últimas novidades do site e acompanhar conosco a cobertura de eventos futuros 😉

Referências: gdgt, Apple Press.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn