Nova versão da Cartilha de Segurança para Internet da CERT.br

Um documento que eu já considerava bom, acaba de ganhar um “upgrade”: trata-se da recém-lançada versão 3.1 da Cartilha de Segurança para Internet, documento oferecido gratuitamente no site da CERT.br (Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

A cartilha é dividida em oito capítulos e oferece também um checklist e um glossário dos termos usados. Cada capítulo aborda, de forma detalhada, um assunto ligado a segurança. Por exemplo, o capítulo VI trata dos SPAMs e o capítulo VIII, de códigos maliciosos.

Embora o documento possa parecer extenso para alguns usuários domésticos, ele é tão rico em informações que considero leitura obrigatória para administradores de redes e sistemas. Utilizando a cartilha como base, esses profissionais podem passar orientações aos seus usuários que ajudam a evitar problemas de segurança, já que, na maioria dos casos, tais ocorrências são conseqüência de alguma “bobeira” do usuário.

Para acessar a versão on-line da cartilha, clique aqui. Se desejar, é possível baixá-la na íntegra ou parcialmente neste link (em PDF).

Referência: SBC.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn