Nokia N9: com MeeGo e sem botões na frente

Eis que a Nokia acaba de anunciar, em um evento realizado em Singapura, um smartphone que não utiliza Symbian. Não, também não se trata de uma versão com Windows Phone – ainda não –, mas sim de um aparelho que utiliza MeeGo (versão 1.2 – Harmattan), um projeto que une características dos sistemas operacionais Moblin (Intel) e Maemo (Nokia). Estou falando do N9, que também se destaca por não possuir nenhum botão na parte da frente.

N9 – Imagem por Nokia

N9 – Imagem por Nokia

Essa ausência de botões, assim como a inexistência de teclado, é compensada com uma tela AMOLED de 3,9 polegadas e resolução de 854×480 pixels, sensível ao toque, obviamente. Os demais recursos também não fazem feio: a câmera possui 8 megapixels e, além de fotos, pode gerar vídeos de 720p em formato widescreen. A bateria pode aguentar 50 horas de execução de músicas ou de 7 a 11 horas de conversação. Para que o usuário não se preocupe com espaço para dados, o Nokia N9 será oferecido em duas versões: uma com 16 GB e outra com 64 GB. Ambas contarão com 1 GB de memória RAM.

No aspecto da conectividade, o N9 terá Bluetooth, Wi-Fi, GPS, 3G, microUSB e a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação fácil entre dispositivos para troca de informações e compartilhamento de conteúdo. O NFC virou destaque recentemente quando o Google anunciou o serviço de pagamentos por celular Wallet.

No que se refere ao software, o Nokia N9 sairá de fábrica com vários aplicativos interessantes: jogos como Angry Birds Magic e Galaxy on Fire 2, ferramentas para Facebook ou Twitter, navegador baseado no Webkit 2 e compatível com HTML5, a versão mais recente do Nokia Maps, player de vídeo e música, entre outros.

Muita interessante, né? A parte chata é que a Nokia ainda não deu informações sobre preços e data de lançamento. Sabe-se apenas que o N9 deverá chegar ao mercado ainda em 2011 (para o Brasil não há qualquer previsão). A novidade será oferecida em três cores: preto, ciano e magenta.

One more thing Eu não poderia encerrar sem contar um detalhe curioso: entre as novidades anunciadas em Singapura, está também o Nokia Play 360, uma caixa de som que utiliza as tecnologias Bluetooth e NFC para se conectar a alguns aparelhos da marca, especialmente o N9. Não é uma novidade que deixará o mercado de queixo caído, mas não deixa de ser interessante:

Mais informações sobre o N9 no site swipe.nokia.com (em inglês).

Emerson Alecrim





  • Paulo

    Isso mostra que a Nokia ainda esta no jogo
    E o Meego também.
    Esoero que ela volte a boa forma dos tempos antigos.
    O N8 é muito defasado se comparado com is snartphones com android.

  • Me deu um sensação tão boa agora. Uso celulares da Nokia desde sempre e nunca me deixaram na mão. Estava desiludido com a Nokia ultimamente com tantos absurdos contrários ao minha opinião. Agora que vi estas imagens/vídeos/áudios fiquei tão paralisado que demorou cair a ficha… Samsung, não leva a mal não, mas fiquei numa vontade de ter um Smartphone da Nokia agora…

  • Vinicius Louzada Jacobsem

    Aparelho atraente. É uma pena que a Nokia não aderiu ao android.
    Quando ela lançar um com android eu voltarei a comprar Nokia.
    Me parece que a Nokia está cometendo um erro semelhante ao da Ford.
    Espero que essa resistência não dure muito tempo.

  • Pingback: #NokiaTalk: Symbian ainda respira e a chegada do Nokia N9 | Blog InfoWester()