No Brasil, Google Notebook agora é “Google Notas”

Não conheço ninguém que utiliza o Google Notebook, mas eu adoro esse serviço, pois ele me “quebra um galhão”. Para quem não sabe do que se trata, o Google Notebook é uma ferramenta on-line gratuita que permite ao usuário guardar anotações, rascunhos, textos encontrados na internet, enfim. Como o próprio Google define: “com o Google Notebook, você pode procurar, recortar e organizar informações de toda a web em um só local on-line que pode ser acessado de qualquer computador. Quer planejar uma viagem? Pesquisar um produto? Basta adicionar recortes a seu bloco de notas. Você não precisa nem sair da janela do navegador“.

Qual não foi minha surpresa ao acessar minha conta no Google Notebook hoje e encontrar mudanças interessantes. A começar pelo nome: no Brasil, o serviço agora se chama Google Notas e, vejam só, não tem “Beta” no nome! Mas, a mudança mais importante aconteceu na interface, que foi melhorada sensivelmente e lembra bastante o Gmail e, em menor escala, o Google Grupos. Agora está muito mais fácil inserir e acessar notas, principalmente porque cada uma se destaca das demais, o que não acontecia antes. Também notei que o recurso de compartilhamento de notas está mais fácil. Essa opção é muito útil para compartilhar, por exemplo, informações com colegas sobre uma pesquisa acadêmica.

Como que para atestar que o Google Notas não tem nada de beta, o Google também melhorou a extensão que permite acessar o serviço por uma janelinha no Firefox (há um plugin para o Internet Explorer que faz o mesmo), recurso muito útil para fazer anotações sem sair de uma determinada página. Agora, a extensão está bem mais rápida, está menos confusa e oferece praticamente todos os recursos existentes na página do Google Notas. Agora só falta o Google Notas permitir acesso via celular, aí a ferramenta vai ficar completa 😀

Extensão para o Firefox do Google Notas

Se você se interessou e deseja mais informações, acesse a página de ajuda do Google Notas para mais detalhes.

Emerson Alecrim





  • Finalmente entendi pra que serve.

    Eu uso o Netvibes para isso (fica 100% do tempo aberto).

  • Emerson Alecrim

    Interessante, não sabia que o Netvibes tinha esse recurso…

  • Rogerio Rosa

    Isso é muito legal! Já uso ele desde que apareceu! Notei que ele já está aparecendo nas pesquisas do Google!
    Pergunto:
    Tem uma maneira simples de bisbilhotar, digo pesquisar no “notas” dos outros?
    Acho que podia ter uma integração maior tipo o rec6 ou digg!

    Ah! E vou colocar meus artigos preferidos do Infowester lá!

  • Emerson Alecrim

    Não, Rogerio. Somente é possível acessar as notas que os usuários definirem como públicas.