Nintendo lança Wii, sua arma contra o PS3 e o Xbox 360

O mês de novembro teve a honra de receber dois dos lançamentos mais importantes do segmento de jogos: o lançamento do Sony PlayStation 3 e, agora, o lançamento do Nintendo Wii, ambos os consoles aguardados por muitos com ansiedade. Colocando no páreo o Xbox 360, da Microsoft, a disputa entre os três promete ser muito boa.

O Nintendo Wii foi lançando oficialmente ontem (19/11) nos EUA e no Canadá. O console deverá chegar ao Japão no dia 2 dezembro. Sua principal característica é um controle sem fio chamado Wiimote, que permite ao jogador enviar comandos através de movimentos, ao invés de simplesmente pressionar botões. Além disso, o Wii tem o preço mais convidativo: 249 dólares, já que, ao contrário de seus rivais, prioriza o fator diversão e não gráficos de alta qualidade (o que não significa que os gráficos do Wii sejam pobres), diminuindo os custos com hardware.

Prova da receptividade do Wii está no número de consoles vendidos. De acordo com o site The Inquirer, a empresa disponibilizou no lançamento pelo menos cinco vezes mais unidades do que o PlayStation 3. Todas foram vendidas, o que indica que o natal vai ser muito bom para a Nintendo. Isso sem considerar que o jogo “The Legend of Zeda: Twilight Princess”, um dos mais esperados para o console, recebeu boas críticas por parte de revistas especializadas em games.

Pegando carona no assunto, uma matéria do Engadget noticia o desastre que um feliz comprador do Nintendo Wii causou: em um jogo, ele deixou o Wiimote escapar de suas mãos e o controle atingiu sua TV de 42″ 60″, quebrando o aparelho. Muito provavelmente ele não usou a pulseira protetora do Wiimote…

Pegando novamente carona no assunto, ontem estive com alguns amigos no Video Games Live, uma apresentação feita por orquestra e coral que tocou temas de jogos. Foi um dos espetáculos mais incríveis que já vi (e tinha um Nintendo Wii por lá). Há um breve relato sobre o evento em meu blog pessoal.

Referência: The Inquirer ES.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn