Nero 9 Lite: grátis, mas será que vale a pena?

O Nero é até hoje um dos softwares para gravação de CDs e DVDs mais populares que existe. Ao longo do tempo, o programa foi ganhando recursos que para alguns o tornaram ainda mais atraente, mas para outros, mais pesado. Sendo bom ou não, o Nero começou a perder espaço para alternativas gratuitas. Para lidar com isso, a Nero AG criou uma versão gratuita de seu principal produto, que recentemente ganhou uma versão chamada Nero 9 Lite.

Interface do Nero 9 Lite
Interface do Nero 9 Lite

Obviamente, o Nero 9 Lite só oferece recursos básicos para gravação e para cópias de CDs e DVDs. Além disso, é um programa que não exige muitos recursos do computador e é totalmente compatível com o Windows 7 (e com as versões XP e Vista também). Com isso, é capaz de atender às necessidades da maioria das pessoas. Que ótimo, não? Para dizer a verdade, nem tanto.

Comecei a notar que o “grátis” não é tão gratuito assim logo na página de download: o usuário deve, obrigatoriamente, fornecer um endereço de e-mail antes de começar a baixar o programa. E qual a finalidade disso? Receber ofertas e notícias da Nero. E se eu não quiser? Ao menos a mensagem que é enviada após o cadastro informa que o usuário não receberá nada se não clicar no link de confirmação. Espero.

Na instalação, outro problema: o programa informa que uma toolbar do Ask.com será instalada. Cansei de encontrar aplicativos que oferecem esse recurso como opção. Veja bem, como opção! No entanto, no Nero Lite 9 o usuário não tem escolha e se vê obrigado a instalar a tal toolbar.

Depois da instalação, parti para os testes com o Nero Lite 9. De fato, o programa está leve, fácil de usar, ocupa pouco espaço em disco (cerca de 100 MB) e fez todas as gravações que testei rapidamente e sem nenhuma falha. No entanto, apesar de possuir apenas recursos básicos, a interface é a mesma da versão completa do programa. Por causa disso, ao clicar no botão de qualquer recurso não suportado pelo Nero Lite 9, uma mensagem aparece convidando o usuário a adquirir a versão paga. Uma maneira bastante irritante de tentar convencer o usuário, não?

Aviso que surge quando o usuário aciona um recurso não suportado pelo Nero 9 Lite
Aviso que surge quando o usuário aciona um recurso não suportado pelo Nero 9 Lite

Veja, o Nero Lite 9 não é um produto ruim, mas eu acredito que ter que se sujeitar às mencionadas “chatices” não vale a pena quando há alternativas gratuitas e até melhores por aí. Eu, por exemplo, utilizo o BurnAware Free e estou totalmente satisfeito com ele. O programa grava até Blu-ray e não fica me torrando a paciência para eu comprar a versão paga! Sem contar que há outras opções bem cotadas, como o CDBurnerXP.

Do jeito que está, o Nero Lite 9 é grátis, sim, mas parece um “grátis com má vontade”…

Emerson Alecrim





  • Renée

    O Nero já foi algo bom, hoje em dia não vejo funcionabilidade para ele no meu PC.

    Uso o CDBurnerXP, que é leve e muito prático.

  • Bom, eu ia te perguntar se ele grava formato DVDs arquivos de rmbv… mas a sua narrativa desmotivou usá-lo rss =P
    Eu estou apanhando um pouco pra conseguir converter arquivos de rmbv pra mp4 pra conseguir montar meus dvds de animes com um menuzinho descente rs. Você sabe algum jeito mais prático?

  • Pois é, Renée, concordo com a sua opinião em relação ao CDBurnerXP. O bacana é que mesmo sendo gratuito ele possui vários recursos avançados.

    Aline, para converter de .rmvb para .mp4 você deve utilizar um programa próprio para esse fim. Acho que o Any Video Converter Free pode te ajudar nessa tarefa.

    Para criar menus de DVDs e afins você pode utilizar programas como DVDStyler e DVDforger, ambos gratuitos 🙂

  • Pingback: Blog InfoWester » Resumo da semana: Nero 9 Lite, linguagem Go e 3Com nas mãos da HP()

  • Opa… Brigada! Funcionou o Any Video Converter Free, converti para AVI e aí montei o DVD com o ConvertXtoDVD. Ficou muito bom. =)
    Vou procurar o DVDStyler e DVDforger pra testar.