Não é que o Gmail deu um “nó” na cabeça de Bill Gates?

Olha só que história interessante: Steven Levy, jornalista que trabalha na Wired, lançou recentemente o livro In The Plex: How Google Thinks, Works, and Shapes Our Lives, que, como o nome indica, trata do universo do Google. No entanto, há uma passagem pra lá de curiosa na obra que envolve ninguém menos que Bill Gates.

Cerca de seis meses após o lançamento do Gmail, Levy teve a oportunidade de conversar com Gates e, na ocasião, mencionou estar utilizando o serviço de e-mail do Google. Até aí, tudo bem. No entanto, quando o jornalista disse que já estava utilizando metade do espaço oferecido pelo serviço – na época, 2 GB –, o fundador da Microsoft ficou bastante intrigado.

“Para que você precisa de mais de um giga?”, “O que você tem nele? Filmes? Apresentações do PowerPoint?”. Essas foram algumas das perguntas feitas por Bill Gates, que simplesmente não conseguia entender o porquê de um serviço de e-mail com tanto espaço para armazenamento, o que o fez concluir que o Google estava exagerando.

Acontece, tio Bill, acontece… (imagem por Wikipedia)

Acontece, tio Bill, acontece… (imagem por Wikipedia)

Apesar de achar a situação engraçada, eu entendo a posição de Bill Gates. Na história do e-mail, há o antes e o depois do Gmail. Eu comecei a utilizar o serviço lá pelos idos de 2004. Na época, só era possível criar uma conta mediante convite. Estes eram tão disputados que eram até vendidos em sites de leilões. Eu consegui o meu com um jornalista, em uma comunidade do orkut.

Até então, não havia serviço de e-mail realmente bom. Os serviços gratuitos na época ofereciam 1, 2 ou 5 MB (sim, megabytes) de espaço. Era possível conseguir contas com 10, 15 ou 25 MB em serviços pagos. Os webmails, em sua maioria, não funcionavam muito bem: eram lentos e possuíam interface pouco intuitiva. A solução para essas limitações era utilizar clientes de e-mail, como o já clássico Outlook Express.

Quando o Gmail chegou, foi uma verdadeira revolução! 1 GB de espaço de graça e com essa capacidade aumentando constantemente? Só mesmo experimentando pra ver. E ao experimentar, outra surpresa: uma interface limpa, leve e bastante funcional, sem contar os sofisticados recursos adicionais, com um filtro antispam bastante eficiente e as famosas threads, isto é, o “empilhamento” de respostas para uma mesma mensagem. A partir daí, foi só questão de tempo para os serviços concorrentes seguirem pelo mesmo caminho, inclusive o Hotmail.

Ah, sim: não há informação do lançamento do livro de Steve Levy no Brasil, mas se quiser comprá-lo, In The Plex: How Google Thinks, Works, and Shapes Our Lives já está à venda na Amazon.

Referências: TIME, Huffington Post.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn