MSI anuncia placa-mãe com EFI

De alguns anos para cá, passei a ter placas-mãe MSI na maioria dos computadores que montei, pois nunca tive do que me queixar da qualidade dos produtos e do suporte dessa empresa. É por essa razão que a notícia de que a MSI começará a trabalhar com EFI em substituição às tradicionais BIOS me agradou bastante. O primeiro modelo da marca a contar com essa tecnologia é uma versão da P35-Neo3, placa-mãe destinada a processadores Intel, com suporte para até 8 GB de memória RAM, dois slots PCI Express (sendo um de 16x), quatro slots PCI, conexões SATA e IDE, entre outros.

Para quem não sabe, o EFI (Extensible Firmware Interface) é, em poucas palavras, uma interface entre o sistema operacional e o hardware do computador muito mais amigável e funcional que o tradicional BIOS. Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, acessar as configurações do computador com gráficos mais elaborados (como mostra a imagem abaixo), utilizar múltiplos idiomas, usar mouse, carregar o sistema operacional mais rapidamente, entre outros.

Placa-mãe MSI com EFI

Uma prova de que a tecnologia EFI tem todas as condições de substituir o BIOS está no fato da Apple utilizá-la em seus produtos atuais. É necessário frisar, no entanto, que não basta instalar o sistema operacional em um computador com essa tecnologia para tudo rodar perfeitamente. É necessário existir compatibilidade. O sistema operacional Windows XP 32 bits não suporta o EFI, assim como as versões 32 bits do Windows Vista (por sua vez, as versões de 64 bits com Service Pack 1 suportam). Isso significa que a adoção em massa do EFI será lenta e gradativa, mas deve ocorrer nos próximos anos. Assim espero 🙂

Para saber mais sobre o EFI, acesse esta página.

Referências: The Inquirer, MSI.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn