Motorola anuncia smartphone mais fino do mundo e concorrente para o iPod nano

A Motorola pegou meio mundo de surpresa ao anunciar, hoje (18/10/2011), dois aparelhos pra lá de interessantes: o Droid RAZR, o smartphone mais fino do mundo, segundo a empresa, e o MOTOACTV, um minúsculo player de áudio que aparenta ter sido criado para fazer frente à atual linha iPod nano, da Apple.

Motorola Droid RAZR

O Motorola Droid RAZR é mesmo discreto em espessura (7,1 mm), mas possui uma generosa tela de 4,3 polegadas com resolução de 960×540 pixels e tecnologia Super AMOLED. Só para efeitos comparativos, o iPhone 4S tem espessura de 9,3 mm e tela de 3,5 polegadas com resolução de 960×640 pixels.

Droid RAZR - 7,1 mm de espessura (Imagem por Motorola)

Droid RAZR – 7,1 mm de espessura (Imagem por Motorola)

Droid RAZR – tela de 4,3 polegadas (Imagem por Motorola)

Droid RAZR – tela de 4,3 polegadas (Imagem por Motorola)

As demais especificações de hardware não fazem feio: o smartphone conta com processador ARM Cortex A9 OMAP de 1,2 GHz (dual core), 1 GB de memória RAM, 16 GB para armazenamento interno de dados, câmera traseira de 8 megapixels com iluminação LED e gravação de vídeo em 1080p, câmera frontal para videoconferência de 1,3 megapixels, portas mini-HDMI e mini-USB, além de Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, aGPS, leitor de cartões microSD de até 32 GB e bateria de 1.780 mAh (até 12,5 horas de conversação).

No que se refere ao aspecto visual, o Motorola Droid RAZR tem linhas discretas que lhe dão uma uma aparência sóbria e, ao mesmo tempo, sofisticada. A carcaça é feita de fibra de kevlar, um material bastante resistente. A Motorola também cuidou para que a tela ganhasse maior proteção, aplicando cobertura Gorilla Glass.

O sistema operacional do Motorola Droid RAZR é o Android 2.3.5 (Gingerbread).

Motorola MOTOACTV

Sim, na primeira olhada, lembra um relógio de pulso, e dos grandes. Mas o MOTOACTV é um player de áudio voltado para os esportistas de plantão, razão pela qual já vem de fábrica preparado para ser preso no braço, conta com proteção contra suor, possui tela que pode ser visualizada contra a luz solar e pesa apenas 35 gramas.

MOTOACTV (Imagem por Motorola)

MOTOACTV (Imagem por Motorola)

Mas o interessante mesmo é o que há por dentro: o MOTOACTV conta com tela de 1,6 polegadas (também com Gorilla Glass), processador de 600 MHz, capacidade de armazenamento de 8 e 16 GB, bateria com duração estimada em 20 horas de execução de música, Bluetooth 4.0, rádio FM, porta micro-USB e sistema operacional Android.

MOTOACTV – feito para os atletas de plantão (Imagem por Motorola)

MOTOACTV – feito para os atletas de plantão (Imagem por Motorola)

O dispositivo também conta com GPS e aplicativos que ajudam a pessoa a medir distâncias percorridas, batimentos cardíacos, entre outros. A Motorola criou o site MOTOACTV.com para que o usuário possa controlar melhor o seu desempenho esportivo.

Preços e disponibilidade

O Motorola Droid RAZR começará a ser vendido primeiramente nos Estados Unidos, a partir do 27 de outubro de 2011 (pré-venda), na operadora Verizon. Seu preço será de 299 dólares, desde que o usuário também contrate um plano de voz e dados. O dispositivo será lançado em outros países até o final do ano, mas somente em 2012 deverá chegar à América Latina.

O MOTOACTV, por sua vez, tem calendário de lançamento semelhante, mas escorrega – e muito – no fator preço: 249 e 299 dólares nas versões de 8 e 16 GB, respectivamente. Com estes valores, o iPod nano continuará vendendo bem: suas versões de 8 e 16 GB custam, na ordem, 129 e 149 dólares nos Estados Unidos.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn