Microsoft leva “super multa” na Europa

A Comissão Européia anunciou a execução de uma multa à Microsoft no valor de 280,5 milhões de euros, equivalente a quase 779 milhões de reais. O motivo foi o descumprimento, por parte da Microsoft, de ordens oriundas do processo antitruste enfrentado pela empresa de Bill Gates em 2004.

A Microsoft tem que cumprir até o dia 31 de julho as sanções que lhe foram aplicadas, do contrário poderá ser multada novamente, no valor de 3 milhões de euros por dia.

A Comissão Européia condenou a Microsoft em 2004 por suas práticas monopolistas. Além de ter pago uma multa de 497 milhões de euros na época, a companhia teve que lançar uma versão do Windows sem o software Media Player. Essa ordem foi cumprida, no entanto, a Comissão Européia entendeu que A Microsoft não forneceu informações suficientes para que os desenvolvedores concorrentes criassem produtos totalmente compatíveis com o Windows, daí a multa recente.

A Microsoft se defendeu, alegando que fez o possível para cumprir todas as sanções. Além disso, segundo a empresa, as imposições da Comissão Européia não foram claras o suficiente.

Se fosse no Brasil…

Referência: Bloomberg.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn