Microsoft fala do sistema antipirataria do Windows Vista

A Microsoft está mesmo determinada em diminuir o uso de versões piratas do Windows Vista. Ontem (04/10/2006), a empresa disponibilizou um artigo em seu canal PressPass, onde fala do Microsoft Software Protection Platform.

Através desse sistema, a empresa de Bill Gates pretende controlar a validade das versões do Windows Vista e do Windows Server “Longhorn”. Ao identificar uma cópia ilegal, o sistema não só emitirá um aviso, como já faz o WGA (Windows Genuine Advantage) para o Windows XP, como também irá limitar o uso de vários recursos do sistema.

A Microsoft já restringe o acesso às atualizações do Windows XP aos computadores com cópia pirata (exceto para falhas críticas). Além de fazer o mesmo com o Vista, funcionalidades como o Aero ficarão bloqueadas nas versões ilegais. A empresa parece não ver outro meio de combater a pirataria que não seja por essas, digamos, “ameaças”.

Uma forma de amenizar o problema da pirataria é diminuir o preço do sistema operacional ao usuário doméstico, já que este é o que mais “pirateia” e é o mais difícil de fiscalizar. Todavia, não há nenhum indício de que a Microsoft esteja disposta a isso.

Para ver mais detalhes sobre o Microsoft Software Protection Platform, clique aqui.

Emerson Alecrim





  • André Ataíde

    Isso poderia servir como argumento para o Linux evoluir mais para se aproximar do usuário doméstico, o que também forçaria a Microsoft à rever sua política de preços… Galera do Linux: CORRAM!

  • Antonio Carlos Gomes Pereira

    É hora de o governo incentivar as escolas a utilizarem o sistema linux. Incentivar softwares empresariais nesse sistema, e assim por diante. Não podemos continuar reféns da microsoft.

  • pyro

    Acho que a Microsoft está certa.
    Afinal ninguém pode trabalhar de graça, o pessoal do linux é uma piada, afinal o termo “software livre” esconde vários transtornos ao usuário final.

  • Pingback: Eu te disse, eu te disse… por Bruno Alves()

  • Ítalo Matos de Porto Alegre

    Eu acho que com tudo isso o pessoal do LINUX teria que aproveitar como disse o Bruno, e divulgar mais o software nas escolas e empresas privadas principalmente que a grande maioria usa o windows pirata e muitas vezes não tendo nem noção do que estão cometendo realmente é crime e a fiscalização não perdoa mesmo…e que podem ter um sistema tão bom quanto na minha opinião e sem correr riscos. Um abraço a todos!!!

  • gilberto

    Combater a pirataria não é facil!Seria melhor a microsoft abaixar o preço de suas versões.Agora, porque algum brasileiro(os “gênios” da informática)não tentam fazer algum sistema(programas) parecido com os da microsoft?Será que tão difícil assim?Nesse mundo nada se cria, tudo se copia…

  • andre

    Enquanto for tão caro o sistema da microsoft, haverá pirataria e sempre existirá um sujeito do terceiro mundo burlando todas estas proteções e bloqueios. O linux deve melhorar com o tempo e a própria microsoft terá que rever a sua política de preços. Devemos sempre aguardar melhorias graduais neste campo.

  • Vi_Tecnologia

    Acho que a Microsoft tem é que baixar o preço do Windows, porque vai terminar o pessoal usando o Xp e o Windows Vista não vai ter faturamento nenhum. Legal esta coluna de debate!!!!!!

  • Umarley

    Eu acho que agora é a hora do linux tomar conta do mercado, já que ele tem algumas vantagens sobre o wsindows.

  • expedito duarte

    sou técnico em informática ta na hora de incentivar o usuario dos windows a usar o linux mais todo mundo tem medo do linux temos que melhorar e dificuldade do linux são os driver mais comcordo com a microsoft.

  • Willams Alfaia

    O linux em muitos aspectos é melhor que o Windows, devemos procurar mudanças que venham nos Desintoxicar da microsoft e seus programas.

  • Paulo

    Seja livre, use LINUX …

  • Felipe Daidouji

    Puxa vida já passou da hora do Linux tomar os PCs do pessoal, pelo amor de deus, eu não sou rico e não pretendo gastar mais de 1.000 reais no vista, hj uso windows mas amanha, posso estar no Linux, não sei nada do Linux mas vou aprender.

  • Cesar M.

    Bom, pra ser sincero, eu nao vi nenhuma mudanca consideravel no windows vista. Eu instalei o windows vista aqui no japao e nao estou nenhum pouco satisfeito. Acho que muitos japoneses ainda estao preferindo o XP do que o vista.
    Eu percebi que o OS vista eh um pouco pesadinho pra rodar alguns programas como AutoCad, MatLab ou Corel. Alguma mudanca? Sim, houve sim, a aparencia ficou ateh legal. Mas eu nao quero um OS que seja soh bonito na aparencia, e sim no desempenho. E sem falar que o minimo de memoria RAM requerido pelo vista eh 1Gb. Ninguem merece neh. E o preco ? Absurdo !! Nao eh a toa que muitos correm para a pirataria.
    Eu entendo perfeitamente que para chegar nesse valor, tem varios fatores como, o conhecimento, tecnologia, blablabla, e que pode ateh valer esse preco mesmo. Mas, devemos levar em consideracao que muita gente nao pode pagar esse preco absurdo. Se a Microsoft fosse mais esperto, ele venderia mais barato para o uso domestico, tipo no valor consideravel de R$100,00. Muitos vao falar “VC TAH LOUCO ?!? Esse OS vale muito mais que isso!!”. Realmente, esse OS vale muito mais que isso, mas vc nao acha que com esse valor, muitos iriam deixar de usar o PIRATA para comprar o ORIGINAL.Com certeza, a Microsoft iria lucrar mais.