Microsoft anuncia Silverlight 1.0 e compatibilidade com o Linux

Microsoft SilverlightA Microsoft acaba de anunciar o Silverlight 1.0. Para quem não sabe, trata-se de uma tecnologia criada para competir com o Adobe Flash, principalmente em aplicações de vídeo (sites como YouTube e Metacafe utilizam Flash em seus vídeos).

Uma das coisas que chamaram a atenção nesse lançamento, é o anúncio da compatibilidade com o sistema operacional Linux. Isso é possível graças a um acordo feito entre a Microsoft e a Novell. A implementação foi feita através do projeto Mono, e recebeu o nome de Moonlight.

A atitude de tornar o Silverlight compatível com o Linux indica que a Microsoft está mesmo determinada em fazer sua tecnologia prosperar. Isso é reforçado não apenas por esse aspecto, mas também pelo fato da Microsoft prometer recursos de áudio e vídeo mais sofisticados no Silverlight.

Será que chegou o momento da Adobe se preocupar com o futuro da tecnologia Flash? Conseguirá a Microsoft arrasar com o Flash, tal como fez com o navegador Netscape em seu auge?

Eu acredito que não. Para que a tecnologia Silverlight consiga aniquilar o Flash, terá que contar com apoio externo, principalmente de sites de vídeos. Neste ponto, a utilização no Silverlight no YouTube seria essencial, mas provavelmente o Google não vai querer dar esse “presente” à Microsoft. Mas que o Silverlight vai fazer barulho, vai…

Para saber mais, visite o site oficial do Silverlight.

Referência: CNN Money.com, Microsoft PressPass.

Emerson Alecrim





  • Destaque também para o fato de que o Silverlight suporta Ruby como linguagem de programação. :¬D

    Agora é esperar pelo JavaFX para ver qual que “pega”.

  • Olha as patentes… Ninguém se esqueça das linhas desse acordo com a Novell! Patentes só serão autorizadas pela Microsoft para clientes da Novell, mesmo o código estando disponível (exceto quando for GPLv3, a contragosto da MS).

  • Emerson Alecrim

    Suporta Ruby? É, a Microsoft está mesmo levando o negócio a sério…

    Bardo, eu acho que ninguém esquece desse “detalhe” das patentes =D

    O problema é que o Silverlight ainda é uma novidade, portanto, há pouca preocupação sobre o assunto. Para a tecnologia vingar, talvez a Microsoft decida ser mais flexível quanto ao Moonlight em qualquer distribuição Linux. Talvez…

    Abraços!

  • Marcus

    É a Microsoft tentando implementar produtos comerciais para usuários linux…
    E isso vem acontecendo lentamente com todos os tipos de produto…
    Ontem mesmo eu estava buscando jogos para linux e vi que já há muitos que são comerciais.
    Não me surpreenderei quando a MS lança o “MS Office for Linux”

  • Gabriel

    O JavaFX seria mais um concorrente do Flash e do Silverlight?

  • Do Silverlight sim, mas o Flash não é concorrente para esses dois. É o Adobe AIR (framework que usa o Flash) que concorre com eles.