Microsoft anuncia Silverlight 1.0 e compatibilidade com o Linux

Microsoft SilverlightA Microsoft acaba de anunciar o Silverlight 1.0. Para quem não sabe, trata-se de uma tecnologia criada para competir com o Adobe Flash, principalmente em aplicações de vídeo (sites como YouTube e Metacafe utilizam Flash em seus vídeos).

Uma das coisas que chamaram a atenção nesse lançamento, é o anúncio da compatibilidade com o sistema operacional Linux. Isso é possível graças a um acordo feito entre a Microsoft e a Novell. A implementação foi feita através do projeto Mono, e recebeu o nome de Moonlight.

A atitude de tornar o Silverlight compatível com o Linux indica que a Microsoft está mesmo determinada em fazer sua tecnologia prosperar. Isso é reforçado não apenas por esse aspecto, mas também pelo fato da Microsoft prometer recursos de áudio e vídeo mais sofisticados no Silverlight.

Será que chegou o momento da Adobe se preocupar com o futuro da tecnologia Flash? Conseguirá a Microsoft arrasar com o Flash, tal como fez com o navegador Netscape em seu auge?

Eu acredito que não. Para que a tecnologia Silverlight consiga aniquilar o Flash, terá que contar com apoio externo, principalmente de sites de vídeos. Neste ponto, a utilização no Silverlight no YouTube seria essencial, mas provavelmente o Google não vai querer dar esse “presente” à Microsoft. Mas que o Silverlight vai fazer barulho, vai…

Para saber mais, visite o site oficial do Silverlight.

Referência: CNN Money.com, Microsoft PressPass.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn