MIB T5140, um gabinete para PC com suporte a monitores LCD

Entre os vários press releases de produtos que recebo aqui no InfoWester toda semana, este chamou bastante a minha atenção: o MIB T5140, da Gigabyte (não é a mesma que fabrica placas-mãe). Trata-se de um gabinete para PC que conta com um diferencial inusitado: um suporte removível para monitores LCD de 19 a 23 polegadas. Com isso, é possível utilizar o próprio gabinete como base de sustentação do monitor.

MIB T5140
Gabinente MIB T5140

A ideia é interessante porque oferece várias vantagens, entre elas: ajuda a economizar espaço na mesa, evita riscos na parte superior do gabinete causados pelo pedestal de um monitor e permite a regulagem fácil da altura da tela. De acordo com o fabricante, também é possível girar o monitor para os lados, mas olhando as imagens do produto, eu não consegui perceber como isso é possível.

MIB T5140
Gabinente MIB T5140

A questão do espaço é reforçada pelas características do gabinete, que é pequeno e “fino”, cabendo em praticamente qualquer mesa. Sem contar que a sua cor preta “metalizada” (black piano) combina com a maioria dos ambientes. Apesar de seu tamanho reduzido, o MIB T5140 oferece uma baia para unidades de CD/DVD (ou Blu-ray, por que não?) e para leitores de cartões de memória (é, ou para os adorados drives de disquete). Internamente, é possível encaixar um HD de 3,5″ e um cooler de 6 centímetros. Na parte da frente, há duas entradas USB e conexões de áudio.

O problema é que não é qualquer placa-mãe que cabe aí: o gabinete só suporte placas no padrão Mini-ITX, que é próprio para desktops de tamanho reduzido. Segundo o fabricante, o MIB T5140 conta também com uma fonte de alimentação de apenas 65 W. Está certo que esse tipo de computador geralmente é composto por equipamentos com baixo consumo de energia – ninguém vai colocar uma placa de vídeo poderosa aí, por exemplo -, mas eu ainda acho que poderiam oferecer uma fonte um pouquinho mais potente.

Mas isso é só um detalhe. O que não é um mero detalhe é o fato de que não é todo monitor que pode ser encaixado no suporte do MIB T5140. O meu velho e querido LG de 17″ polegadas utiliza um encaixe totalmente diferente. Aliás, eu tenho a impressão de que a maioria dos monitores LCD do mercado não é compatível. Até agora, eu só consegui lembrar de alguns modelos da Dell que utilizam um suporte parecido…

Bom, para quem se interessar, há informações sobre o gabinete nesta página. E se você tem intenção de comprá-lo, saiba que o MIB T5140 tem preço sugerido de 390 reais.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn