México anuncia o computador mais potente da América Latina

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) anunciou recentemente o KanBalam (635-702), o computador mais rápido da América Latina. Sua capacidade de processamento é de 7,1 bilhões de operações aritméticas por segundo, o que o coloca na posição número 126 da lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo.

O KanBalam foi fabricado pela HP, que investiu cerca de 3 milhões de dólares no projeto, e conta com 1.368 processadores AMD Opteron de 2.6 GHz, cerca de 3 terabytes de memória RAM e 768 HDs, que proporcionam a capacidade de armazenamento de 160 terabytes. Tanto os processadores quanto os discos rígidos se comunicam a uma velocidade de 10 GB por segundo.

Sendo 79 vezes mais potente que o computador AlphaServer SC45, adquirido pela UNAM em 2003, o KanBalam deverá ser empregado em atividades de pesquisa nas áreas de astrofísica, física de partículas, química quântica, meteorologia, geologia, engenharia sísmica, ciências biológicas e estudos de contaminação.

Referências: LaFlecha, Boletim UNAM.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn