Médico receita Nintendo DS como tratamento

Olha só que história interessante: no Reino Unido, um médico receitou a um paciente de seis anos que jogasse duas horas por dia do seu jogo preferido no Nintendo DS – no caso, Mario Kart -, mas com uma condição: o garoto deveria jogar mantendo o olho esquerdo tampado.

O jovenzinho sofre de ambliopia, enfermidade popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, condição em que um dos olhos – ou, mais raramente, ambos – apresenta perda visual sem razão aparente. O tratamento mais conhecido para esse problema consiste em “tampar” o olho normal de forma a estimular a acuidade visual do olho enfermo.

Mario Kart para Nintendo DS
Mario Kart para Nintendo DS

Ken Nischalm, o médico do garoto, explicou que os jogos eletrônicos podem ajudar pacientes com esse problema porque, aparentemente, estimulam movimentos repetitivos que ajudam o olho a focalizar corretamente.

Se a ideia do Nintendo DS funciona? Bom, ainda não há nenhuma pesquisa científica que comprove isso, mas a visão do garoto teve uma melhora expressiva logo na primeira semana desse adorável tratamento, de acordo com a sua mãe. A questão é que, segundo o médico, não se sabe ainda se o resultado é consequência do estimulo do jogo ou se a atividade prescrita simplesmente fez com que o garoto não sentisse vontade de tirar o tampão do olho perfeito. Mas que funciona, pelo jeito, funciona.

Referência: MeriStation.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn