Máquinas Dell com Linux pré-instalado? Esquece…

Depois da Dell ter descoberto através de seu site de relacionamento com o cliente que muitas pessoas estão interessadas em obter computadores da empresa com Linux pré-instalado, criou-se a expectativa de que a Dell fosse atender a essa demanda. Infelizmente, isso não vai acontecer, pelo menos não tão logo…

De acordo com o site Desktop Linux, a Dell emitiu recentemente uma nota afirmando que, ao contrário do que muitos sites já davam como certo, não fornecerá PCs com o sistema operacional Linux pré-instalado. O que a empresa fará, na verdade, é certificar algumas de suas linhas de produtos para serem usadas com a distribuição SuSE Linux. Na teoria, isso significa que tais computadores poderão executar outras distribuições também.

No comunicado, a empresa afirma também que essa é a primeira de muitas iniciativas que estão por vir para beneficiar os adeptos do software livre. E eu, ousadamente (talvez nem tanto), arrisco em dizer que isso pode ser “conversa fiada”. É claro que certificar computadores para rodar Linux é uma iniciativa bem-vinda, mas a ausência disso não impediria os desenvolvedores das principais distribuições de suportar tais máquinas. E, afinal de contas, que outras iniciativas seriam essas? Espero que uma delas seja a de, pelo menos, certificar computadores para executar outras distribuições, principalmente o Ubuntu e o Fedora, os sistemas operacionais mais solicitados na pesquisa feita no site da empresa.

Referência: Desktop Linux.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn