Mais duas pequenas novidades no blog

Pois é, o tempo passa, o tempo voa e, a poupança Bamerindus continua numa boa aos poucos, o Blog InfoWester vai recebendo algumas melhorias. Para começar, algo que deveria estar aqui desde o início: uma página ‘Sobre o blog‘, isto é, um link que fornece alguns detalhes sobre o blog e sobre quem está por detrás dele. Eu li sobre a importância desse tipo de página em algum outro blog, mas não lembro qual. Talvez tenha sido no Bruno Alves ou no Sérgio F. Lima, realmente não me recordo. Em todo caso, a página está aí.

A outra novidade fica por conta de um recurso muito útil aos blogs, mas que eu não implementei por uma… digamos… burrice! Trata-se de um recurso chamado “URLs amigáveis”. Até então, o Blog InfoWester utilizava um link no formato https://www.infowester.com/blog/?p=425. Com as URLs amigáveis, os links ficam no formato https://www.infowester.com/blog/gaim-mudara-seu-nome-para-pidgin/, facilitando a indexação de cada página nos mecanismos de buscas e facilitando a identificação do conteúdo para o leitor.

Bom, e por que não implementei esse recurso antes? Acontece que eu pensava que utilizando URLs amigáveis, quem acessasse um texto por meio de um link no formato anterior não encontraria a página em questão. Além disso, o formato antigo é mais prático de ser utilizado na Newsletter InfoWester, o que reforça meu interesse em mantê-lo. No entanto, mesmo usando URL amigáveis, o antigo formato de links ainda funciona, e eu não sabia disso! Bom, antes tarde do que mais tarde ainda, né? 😀

Voltemos à nossa programação normal.

UPDATE: a intenção foi boa, mas infelizmente, tive que voltar à estrutura antiga de links. O Thiago Mobilon gentilmente me avisou nos comentários deste texto que a mudança de estrutura dos links pode gerar conteúdo duplicado na indexação dos mecanismos de busca, e isso pode prejudicar (bastante) o site. Para manter a estrutura nova, o mais adequado é criar redirecionamentos, mas todas as soluções que tentei falharam, inclusive o conhecido plugin para WordPress Dean’s Permalinks Migration. Quando tiver mais tempo disponível, buscarei outra solução. Agradeço o Thiago por ter me avisado desse importante detalhe 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn