Livro “Startup” mostra como começaram empresas como Apple, Adobe e PayPal

Livro StartupO livro Startup, de Jessica Livingston, foi lançado no Brasil no finalzinho de fevereiro de 2009 e eu terminei de ler minha cópia hoje. Para quem se interessa pelo mundo dos negócios, especialmente quando envolve tecnologia, é uma leitura pra lá de recomendável!

No livro, a autora entrevista fundadores e co-fundadores de várias empresas, sendo que a maior parte delas começou na condição de startup e depois foi comprada por companhias maiores. Eis a lista de entrevistados:

Steve Wozniak, co-fundador da Apple;
Mike Lazaridis, co-fundador da RIM, fabricante do BlackBerry;
Sabeer Bhatia, co-fundador do Hotmail, empresa posteriormente adquirida pela Microsoft;
Evan Williams, co-fundador do Blogger.com, serviço adquirido pelo Google;
Tim Brady, primeiro funcionário contratado do Yahoo!;
Craig Newmark, fundador do site craigslist;
Caterina Fake, co-fundadora do Flickr, que foi comprado Yahoo!;
Charles Geschke, co-fundador da Adobe;
Blake Ross, criador do navegador Firefox;
Bob Davis, fundador da Lycos;
Max Levchin, co-fundador do Paypal;
Mitchell Kapor, co-fundador da Lotus Development, atualmente controlada pela IBM;
Steve Perlman, co-fundador da WebTV, comprada pela Microsoft;
Mark Fletcher, fundador do Bloglines, serviço adquirido pela Ask Jeeves;
David H. Hansson, sócio da 37signals;
Paul Buchheit, criador do Gmail.

Todos os depoimentos são bastante interessantes. Na maioria, é possível extrair pelo menos duas lições importantes: é realmente necessário gostar muito do que você faz para o seu negócio dar certo, só assim você terá ânimo para superar os problemas e tomar decisões ousadas; é necessário, muita, mas muita dedicação, inclusive em finais de semanas e datas festivas, se necessário.

Mas, também é curioso notar quantos dos citados negócios surgiram por acaso e como boa parte deles surgiu como uma solução desenvolvida para atender as necessidades do próprio criador, para só depois virar produto ou serviço.

Como disse no início, Startup é um livro para quem se interessa pelo mundo dos negócios, mas na minha opinião, também é uma leitura indicada para quem simplesmente tem curiosidade em saber como surgiu alguns dos empreendimentos mais famosos da internet.

Startup tem 287 páginas, foi lançado pela Agir Editora e seu ISBN é 8522009945. O livro tem preço sugerido de 44,90 reais, mas pode ser encontrado por menos em algumas livrarias. Está dada a dica 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn