KLM usará redes sociais para que passageiros escolham ao lado de quem se sentar no avião

Uma vez me perguntaram qual é a pior coisa de viajar de ônibus ou avião. Respondi imediatamente: o passageiro ao lado. Calma, não sou tão ranzinza assim. Mas quem já teve a “sorte” de viajar ao lado de alguém que ronca alto ou de uma criança que parece estar possuída pelo demônio sabe como é tenso 😀

Para lidar com isso, já pensou se você pudesse escolher ao lado de quem se sentar? Pois saiba que a companhia aérea KLM, da Holanda, está trabalhando justamente nisso: em 2012, a empresa deverá colocar em funcionamento um sistema chamado meet & seat (algo como “conheça & sente-se”) que usará o Facebook ou o LinkedIn para permitir ao usuário fazer esse tipo de escolha (nada de Twitter, sorry).

Aeronave KLM (Imagem: divulgação)

Aeronave KLM (Imagem: divulgação)

A ideia, no entanto, não é necessariamente a de ajudar o usuário a evitar passageiros “indesejáveis”, mas sim a de fazer com que a pessoa estabeleça contatos profissionais durante o voo, encontre velhos amigos que por acaso estejam indo para o mesmo destino ou… Bem, você sabe.

Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento da ferramenta. Sabe-se, no entanto, que somente usuários que autorizarem a divulgação de seu perfil no Facebook ou no LinkedIn é que poderão utilizá-la. A KLM já deixou claro que quem quiser permanecer anônimo não terá qualquer restrição quanto a isso.

Abaixo, um vídeo da NMA.tv (um curioso site que usa animações em suas notícias) que ilustra o funcionamento do meet & seat:

Eu fico imaginando as situações que a novidade poderá gerar. Por exemplo, será que teremos o passageiro “forever alone”, que ninguém quer sentar ao lado? Ou o passageiro “capa de revista”, disputado a “tapas”? Só vamos saber quando e se esta ferramenta for lançada. Se a moda pegar, em breve encontraremos mais uma funcionalidade para as nossas queridas redes sociais 🙂

Referências: TechCrunch, Wired UK, NMA.tv.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn