Jogos: estudo mostra relação das mulheres com os videogames

Um interessante estudo feito pelo professor Joaquín Pérez, da Universidad Europea de Madrid (UEM) mostra o perfil das mulheres que gostam de videogame: a principal constatação é de que elas preferem os jogos de raciocínio e estratégia, enquanto que os homens gostam mais de jogos de ação, esporte e corrida.

Normalmente visto como uma diversão meramente masculina, os jogos atraem cada vez mais o público feminino. Um levantamento feito na Espanha mostra que a participação das mulheres nesse meio é de 37,5%. Por outro lado, o referido estudo também cita pesquisas que mostram que as mulheres são maioria em jogos on-line nos EUA.

A pesquisa da UEM ainda fornece outros detalhes interessantes:

:: 54,63% das jogadoras jogam todo dia ou várias vezes por semana;
:: Mais da metade das jogadoras começaram a jogar após ganhar um videogame de um familiar;
:: Todavia, mais de 70% das mulheres que jogam o fazem através do PC;
:: Em relação aos consoles de última geração: 43,74% das mulheres não pretendem adquirir os videogames atuais, mas 25,73% desejam comprar um PlayStation 3, enquanto que 25,45% tencionam fazer o mesmo com o Nintendo Wii. O XBox 360 é desejado por 18,68% das jogadoras (note que pela soma das porcentagens é possível verificar que há mulheres que pretendem adquirir mais de um console);
:: os jogos menos preferidos pelas jogadoras são os esportivos, os educativos, os infantis e os eróticos;
:: Os jogos mais mencionados por elas são: The SIMS, Final Fantasy, Mario Bros., The Legend of Zelda e Tetris;
:: Boa parte das jogadoras gostaria que houvessem mais jogos com ações interativas, personagens femininas e protagonistas de filmes ou livros.

Uma outra constatação feita pelo estudo mostra a proporção de preconceito contras as mulheres que jogam. As jogadoras encontram mais manifestações preconceituosas em programas de TV e em cinemas, mas também há jogos em que elas identificam preconceito.

O estudo deixa claro que a participação das mulheres em jogos é cada vez maior, portanto, a indústria dos games precisa dar um pouco mais de atenção a isso. Se alguém ainda pensa que fazer versões em tons de rosa dos consoles de videogame ou priorizar jogos com personagens “fofinhos” é suficiente para agradá-las, está completamente enganado…

O estudo da UEM pode ser lido na íntegra neste link.

Referência: TecnoCHICA.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn