Japão concede prêmio aos “pais” da internet

Vinton Gray Cerf e Robert Elliot Kahn foram selecionados para receber o prêmio Japan Prize 2008, uma importante cerimônia realizada anualmente pelo imperador do Japão em homenagem àqueles que fizeram grandes contribuições à ciência e ao mundo.

Dr Vinton C. Cerf e Dr. Robert E. Kahn - Imagem por Japan Prize
Dr. Cerf à esquerda e Dr. Kahn à direita – Imagens por Japan Prize

Vinton Gray Cerf, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Google, e Robert Elliot Kahn (também conhecido como Bob Kahn), atualmente presidente da CNRI, são considerados os “pais” da internet por terem desenvolvido o protocolo TCP/IP. No caso, Kahn trabalhou na concepção do TCP (Transmission Control Protocol), enquanto que Cerf focou seus esforços no IP (Internet Protocol).

Eis um trecho da declaração existente na página do Japan Prize:

Os doutores Vinton G. Cerf e Robert E. Kahn criaram o conceito fundamental de “rede”, que logo atingiu uma escala mundial para se converter na internet. Também inventaram o protocolo de comunicação que possibilita a existência desse conceito. Como resultado, são considerados hoje os “pais da internet”. Graças à sua contribuição, nasceu uma sociedade em rede, um feito sem precedentes na história que amplia o espaço de vida entre os homens e se firma como a base de uma globalização sustentável.

Cerf e Kahn receberão como prêmio 50 milhões de ienes (pouco mais de 800 mil reais) cada um. A cerimônia acontecerá no dia 23 de abril de 2008, em Tóquio, e premiará também o cientista Victor Almon McKusick, por suas contribuições às pesquisas com o genoma humano.

Reconhecimento mais que merecido, parabéns a eles 🙂

Referências: Earthtimes.org, Japan Prize (em PDF).

Emerson Alecrim





  • Thiago Menezes (Thiih)

    O iene tá valendo tão pouco assim?
    Sem eles não existiria meu vício, meu e de mais muita gente, agora, não consigo ver se isso é bom ou ruim…

  • Emerson Alecrim

    Sim, Thiago. 1 real equivale a mais ou menos 60 ienes. E, bom, a internet tem suas vantagens e suas desvantagens, mas a parte boa pesa mais, então é a que conta 🙂

  • lorena

    não tinha idéia de que apenas duas pessoas proporcionaram tudo isso para o mundo…
    Acho que isso não tem valor suficiente que pague.

  • Bom na minha opinião e uma união de todos os povos esta ideia o qual esta surgindo na internet e mais um motivo que teremos para nos conhecer melhor outras nações e seres humanos igual anos mesmo achei lindo e muito aproveitosa esta ideia o qual a internet esta se esplandindo muito bom mesmo…