Internet2 atinge velocidade de 9,08 Gbps (uau!)

Internet2Pesquisadores da Universidade de Tóquio anunciaram recentemente um novo recorde de velocidade na transmissão de dados na Internet2. No dia 30 de dezembro de 2006, os cientistas conseguiram atingir uma taxa de 7,67 Gbps (Gigabits por segundo). No dia seguinte, registraram a marca de 9,08 Gbps, graças a algumas modificações feitas nos protocolos de comunicação (incluindo o IPv6).

Para quem não sabe, a Internet2 é, em poucas palavras, um consórcio que desenvolve tecnologias para uma rede avançada e de alta velocidade que conta com a participação de mais de 200 universidades e empresas em todo o mundo, incluindo instituições brasileiras.

No recorde recém-anunciado, os pesquisadores conseguiram realizar uma transmissão de dados na já mencionada velocidade de 9,08 Gpbs fazendo as informações saírem de Tóquio e chegarem em Chicago (EUA), Seattle (EUA) e Amsterdã (Holanda), o que significa que os dados percorreram mais de 30 mil quilômetros.

Essa nova taxa será um pouco difícil de ser superada se mantido os padrões tecnológicos atuais, visto que o limite teórico de transmissão de dados da Internet2 é de 10 Gpbs. Todavia, os pesquisadores do consórcio já estão trabalhando em pesquisas que poderão elevar esse limite para a impressionante velocidade de 100 Gpbs.

E eu que já estava contente com meu link de 2 Mbps do Speedy…

Referências: The Inquirer e My Way News.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn