Um terminal Linux on-line gratuito, mas que se “autodestrói” em 35 minutos

Um dia desses eu precisei fazer um teste rápido com Linux, mas não tinha nenhum computador com este sistema operacional por perto. Pesquisando no Google por alguma alternativa, acabei me deparando com o Instant Server (instantserver.io), um terminal Linux on-line. E não é que a ferramenta superou as minhas expectativas?

A ideia é muito simples. Você se cadastra no site, clica em Get a Free Server e, logo seguida, a página mostra endereço IP, login e senha de uma espécie de máquina virtual colocada à sua disposição. Em seguida, basta clicar em Open Terminal para uma janela com linha de comando aparecer:

Instant Server

Instant Server

Pronto, é só começar a “brincar”! O servidor virtual é uma máquina com Ubuntu 13.04 de 64 bits, 8 GB de espaço em disco e cerca de 600 de memória RAM, uma configuração suficiente o bastante para uma série de testes ou para treinar comandos em uma aula, por exemplo.

Mas há uma ressalva: você tem até 35 minutos para utilizar o servidor. Depois disso, a máquina virtual se “autodestruirá”, exceto se você pagar (com cartão de crédito) para continuar usando. Os valores vão de 6 dólares pela duração de 24 horas até 58 dólares para uso em até 30 dias.

Para testes “quebra-galho”, 35 minutos dão conta e os valores cobrados para períodos superiores não chegam a ser injustos, se considerarmos que é não é necessário instalar nada e que o servidor é bastante funcional. É o tipo de iniciativa que entra para a minha lista “por que não tive essa ideia antes?”.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn