IE7 tem 100 milhões de downloads – será uma ameaça ao crescimento do Firefox?

Internet Explorer 7O Internet Explorer 7 (IE7) atingiu recentemente a impressionante marca dos 100 milhões de downloads. Será que isso indica uma adaptação muito rápida dos usuários e uma ameaça ao crescimento do Mozilla Firefox? Na verdade, não. A adoção do IE7 continuará crescendo, assim como a do Firefox.

Segundo um texto publicado no The Inquirer, o que está acontecendo, na verdade, é uma migração dos usuários do Internet Explorer 6 para o 7. Esse processo, em muitos casos, é oriundo de atualizações automáticas do sistema operacional, o que indica que muitos usuários passaram a usar o novo navegador não por interesse próprio, mas porque simplesmente deixaram o Windows fazer seus updates.

Prova disso é o fato de muitas reclamações terem surgido por parte dos usuários que ainda desejam continuar contando com a simplicidade do Internet Explorer 6, o que obrigou a Microsoft a disponibilizar uma ferramenta que desativa a opção de download e instalação automática do Internet Explorer 7. Esse recurso, aliás, foi solicitado inclusive por administradores de rede.

O Firefox, por sua vez, continua com seu ritmo de crescimento. Em dezembro de 2006, por exemplo, seu domínio era de 14%. Na Europa, o browser da Mozilla é mais utilizado que o IE7, de acordo com esta matéria do site LaFlecha.

A pergunta que fica no ar, é: se não houvessem as atualizações automáticas, quantos downloads teria o Internet Explorer 7? Em contradição, será que esse número seria muito maior, caso o IE7 pudesse ser instalado em cópias ilegais do Windows?

Pelo menos, de uma coisa tenho certeza: o Firefox está mais fácil de se usar do que o Internet Explorer 7. Eu, por exemplo, ainda não me acostumei em não ter os menus de opções no topo da janela do navegador…

Referência: The Inquirer ES.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn