IE7 tem 100 milhões de downloads – será uma ameaça ao crescimento do Firefox?

Internet Explorer 7O Internet Explorer 7 (IE7) atingiu recentemente a impressionante marca dos 100 milhões de downloads. Será que isso indica uma adaptação muito rápida dos usuários e uma ameaça ao crescimento do Mozilla Firefox? Na verdade, não. A adoção do IE7 continuará crescendo, assim como a do Firefox.

Segundo um texto publicado no The Inquirer, o que está acontecendo, na verdade, é uma migração dos usuários do Internet Explorer 6 para o 7. Esse processo, em muitos casos, é oriundo de atualizações automáticas do sistema operacional, o que indica que muitos usuários passaram a usar o novo navegador não por interesse próprio, mas porque simplesmente deixaram o Windows fazer seus updates.

Prova disso é o fato de muitas reclamações terem surgido por parte dos usuários que ainda desejam continuar contando com a simplicidade do Internet Explorer 6, o que obrigou a Microsoft a disponibilizar uma ferramenta que desativa a opção de download e instalação automática do Internet Explorer 7. Esse recurso, aliás, foi solicitado inclusive por administradores de rede.

O Firefox, por sua vez, continua com seu ritmo de crescimento. Em dezembro de 2006, por exemplo, seu domínio era de 14%. Na Europa, o browser da Mozilla é mais utilizado que o IE7, de acordo com esta matéria do site LaFlecha.

A pergunta que fica no ar, é: se não houvessem as atualizações automáticas, quantos downloads teria o Internet Explorer 7? Em contradição, será que esse número seria muito maior, caso o IE7 pudesse ser instalado em cópias ilegais do Windows?

Pelo menos, de uma coisa tenho certeza: o Firefox está mais fácil de se usar do que o Internet Explorer 7. Eu, por exemplo, ainda não me acostumei em não ter os menus de opções no topo da janela do navegador…

Referência: The Inquirer ES.

Emerson Alecrim





  • 1- Porque TANTA disputa entre os navegadores? Só porque existe o ódio contra a Microsoft???

    2- Eu uso o FF e nem por isso odeio o IE. Na verdade, não fico sem FF (como por exemplo estou usando ele agora). Mas eu simplesmente uso os 2. Todos os dias, quem olhar no meu pc vai achar os dois navegadores abertos.

    “Ah, mas o IE é cheio de bugs”

    Primeiro: Desenvolver para web para usuários do FF é MUITO mais chato do que para usuários do IE.
    Inclusive antes de lançar o sistema que desenvolvi no meu trabalho, tudo funcionava lindo e maravilhoso nos dois navegadores… depois de atualizar para o FF2… meus botões do ajax pararam de funcionar.

    Adoro a praticidade do FF, mas ele não é Deus e IE o Diabo.

  • Emerson Alecrim

    1 – Oras, a disputa se deve ao fato de ambos os navegadores serem concorrentes.

    2 – O Internet Explorer 6 é ultrapassado. O Internet Explorer 7 é bom, mas o Firefox leva vantagem em usabilidade.

    3 – A Mozilla fez o Firefox pensando nos usuários. A Microsoft fez o Internet Explorer (e todos os seus produtos) pensando nela mesma.

  • Lucas Uyezu

    Em relação a sites desenvolvidos para os dois browsers, é só usar o padrão w3 🙂

    Lembrando que o Firefox 3, já em desenvolvimento, não trará tantos recursos novos como o 2 trouxe, mas em compensação terá a engine de renderização nova, que vai melhorar em muito (espero) a qualidade geral do browse.

  • Gabriel

    Bom, tb tenhos os dois browsers no meu pc, pois o q eu não conseguir abrir em um, o outro abre. Mas particularmente prefiro o FF.

  • Alan

    Ambas (Microsoft e Mozilla), desenvolvem navegadores pensando em si própria, todos nós temos interesse ao fazer algo, então a nós próprios saber respeitar a atitude de cada 😉 …

    e digo mais…

    foi u cao qm boto pá nois bebê !! haiushaiusasu

  • Alexandre

    Experimentem o Opera e suas definições de internet serão diferentes…
    Apenas que os desenvolvedores não preparam suas páginas para o Opera, o que gera alguns pequenos bugs, mas é muito superior em interface, recursos e usabilidade… Uso o IE7, o FF2, o SeaMonkey da Mozilla e o Opera…