IBM completa 100 anos de existência

100 anos de IBMA gigante IBM está completando hoje 100 anos de existência. A corporação surgiu em 16 de junho de 1911 com o nome Computing Tabulating Recording, depois da fusão da Tabulating Machine Company, criada por Herman Hollerith em 1986, com a Computing Scale e a International Time Recording. Somente em fevereiro de 1924 é que a denominação Business Machines Corportation (IBM) passou a vigorar.

Durante estes 100 anos, a IBM foi responsável por novidades que tiveram grande importância para o mercado, entre elas: a criação do Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC) em 1944, tido como a máquina que deu início à era da computação moderna por sua capacidade de lidar com cálculos complexos; o lançamento da linha de mainframes System/360 em 1964; a criação da tecnologia que deu origem à memória RAM a partir de 1967; e a sua contribuição para o mercado de computadores pessoais com o lançamento do IBM PC em 1981.

A IBM também esteve envolvida em grandes negociações: em 2002, por exemplo, adquiriu a renomada PricewaterhouseCoopers Consulting; em 2004, deu um passo mais audacioso ao vender a sua divisão de computadores pessoais à chinesa Lenovo.

A IBM lançou uma página especial para celebrar o seu centenário: www.ibm100.com (em inglês). O vídeo abaixo faz parte da comemoração:

Completar 100 anos de existência explorando uma área sujeita a tantas mudanças como é a Tecnologia da Informação não é uma tarefa fácil. O segredo para tamanha longevidade? De acordo com o jornalista Steve Hamm, um dos autores do livro In Making the World Work Better: The Ideas That Shaped a Century, que trata do centenário da IBM, uma das chaves do sucesso da companhia está “em sua capacidade de realizar mudanças antes mesmo que elas sejam absolutamente necessárias”.

Emerson Alecrim