HP investiga roubo de fórmula de tinta

No início do mês, o Meio Bit publicou uma matéria que comprova o quão valoroso é o mercado de tintas para impressora. Um litro desse líquido, quando fabricado pela HP, custa, segundo o site, em torno de 6 mil reais! É mesmo uma fábrica de dinheiro! Se não fosse, uma fórmula de tinta da HP não teria sido roubada…

De acordo com o site Northwest Florida Daily News, a HP montou uma equipe para investigar como essa fórmula, até então secreta, foi parar nas mãos de outras empresas. Estas, por sua vez, estão fabricando tintas tão boas quanto as da HP, porém a preços mais atraentes. Não se sabe ainda a dimensão do problema, mas a HP está analizando os cartuchos dos concorrentes para identificar o uso indevido de sua fórmula.

A HP vem notificando uma série de empresas por uso indevido de suas patentes. Neste mês, por exemplo, a companhia chinesa G&G Ninestar Image foi acusada de utilizar o mesmo design dos cartuchos HP em seus produtos. Em julho, o mesmo aconteceu com duas empresas que usaram, indevidamente, tecnologia da maior fabricante de impressoras do mundo.

A pressão da HP se justifica: a companhia alega que existe muito investimento no desenvolvimento de impressoras e tintas, além de tecnologias avançadas no processo de fabricação desses produtos. E, como todos sabem, tem sempre alguém tentando aproveitar esse lucrativo mercado, afinal, só nos EUA a HP domina mais de 50% das vendas.

Aos consumidores, a melhor saída é mesmo evitar impressões desnecessárias. Além do bolso, o meio ambiente também agradece 😉

Referência: Northwest Florida Daily News.

Emerson Alecrim





  • edge

    eh hoje ta foda usa jato de tinta.. xD por isso que to usando uma epson lx-300 com fita, é mais lenta mais a fita dura bastante e é 7 reais pra trocar!! =)

  • Samuel

    Tudo bem que é muito dinheiro gasto em pesquisas, que é preciso recompensar esse esforço dos profissionais, mas nada justifica os preços (caríssimos) dos cartuchos de impressoras…
    Se fossem mais baratos todos iriam optar pelas Jato de Tinta, pois têm melhor qualidade de impressão e maior rapidez… Hoje em dia está muito mais em conta gastar mais dinheiro na compra de uma impressora matricial e gastar 7 reais em suas fitas de impressão do que economizar na compra de uma Jato de Tinta e pagar 40 reais (quando o cartucho é barato!!!) na compra da tinta…

    Se liga, HP!

  • João

    Cartucho reciclado e pronto!

  • André

    Trabalhei com os produtos da HP durante 11 anos, hoje trabalho com a epson, muito mais barato e pratico depois que saiu o famoso BULK.
    A HP tem mesmo que falir, onde se viu cobrar um cartucho de tinta da HP 1100 R$115,00, é um roubo.
    HP… nunca mais, ladrão. Roubar sua formula, foi muito pouco, bem feito, ladrões.

  • MARCO

    A HP é uma empresa que existe apenas para obter lucros fantásticos. Que se dane a vida de seus clientes.
    Hoje em dia está surgindo uma virada, pois o consumidor está acordando finalmente e a concorrência está aí para nos ajudar a mandar esses ladrões para a falencia!
    HP JATO DE TINTA, NUNCA MAIS!!!
    FAÇA O MESMO VOCÊS TODOS TAMBÉM.

  • Parabéns para o ladrão, ladrão que rouba ladrão tem cem ano de perdão
    Sou técnico em química colorista tenho habilidade com tintas, quando trabalhava fiz experiência com varias tintas para indústrias e outras curiosidades já tentei desenvolver tintas para impressora jato de tinta e quando cheguei perto adoeci de AVC hoje só não continuo os experimento porque estou sobrevivendo com um beneficio de CR$380,00 e pago aluguel mais tenho parte dos ingrediente e da fórmula.