Haswell, Bay Trail e Merrifield: Intel apresenta as suas novas linhas de processadores

A Intel sempre foi referência no que diz respeito a processadores, mas a companhia viu sua hegemonia ser abalada nos últimos anos por conta do avanço dos dispositivos móveis, segmento praticamente dominado por fabricantes que produzem chips ARM, como a  Qualcomm. Mas este cenário tende a ficar mais equilibrado. Pelo menos é isso o que a Intel espera com a sua nova e recém-anunciada geração de processadores: a linha Haswell para chips Core i7 e Core i5, apresentada oficialmente hoje (04/06/2013) na feira Computex.

Core i7 Haswell – Imagem por Intel

Core i7 Haswell – Imagem por Intel

Entre as características que diferenciam os chips que levam este codinome estão, segundo a Intel:

  • processamento até duas vezes mais rápido em relação à geração atual, de acordo com a aplicação;
  • boot do sistema operacional até 8 vezes mais veloz;
  • consumo de energia até 50% menor, aumentando a autonomia do dispositivo;
  • Dependendo do caso, dispensa do uso de coolers ou outros sistemas de resfriamento “espaçosos”.

A parte gráfica não foi esquecida. Alguns processadores Core i5 para dispositivos portáteis serão acompanhados das novas GPUs Iris e Iris Pro que prometem, por exemplo, suporte a resoluções de até 4K e funcionamento em até três telas simultaneamente. Melhor desempenho gráfico também está incluído no pacote, embora não se deva esperar performance equivalente às GPUs mais avançadas.

Perceba que todas estas características são quase que requisitos para tablets ou laptops ultrafinos (os ultrabooks). E não é de se estranhar: como você já deve saber, as vendas de PCs caíram drasticamente nos últimos meses e deverão diminuir mais ainda. Não que os novos chips não possam ser usados em desktops ou mesmo servidores – há processadores Haswell tanto para portáteis quanto para computadores maiores, vale ressaltar. O que acontece é que a Intel sabe que, a esta altura, ter produtos satisfatoriamente condizentes com os novos rumos do mercado é obrigação.

2 em 1 com Bay Trail

A Intel também está apostando nos dispositivos que estão sendo chamados de “2 em 1” – laptops que também contam com funções de tablet. Especificamente para este segmento, a companhia anunciou oficialmente a Bay Trail, codinome da nova arquitetura dos processadores Atom que, por sinal, já havia sido apresentada no início de 2013.

Na Computex, a empresa mostrou um chip Atom Bay Trail-T com quatro núcleos (quad core), 22 nanômetros e, talvez, a característica mais marcante da arquitetura: suporte integrado à tecnologia 4G LTE. O processador pode ainda trabalhar tanto com o sistema operacional Windows 8 quanto com a plataforma Android.

Merrifield para smartphones

A Intel também está tentando deixar de ter uma tímida participação no mercado de smartphones. Na Computex, a companhia anunciou oficialmente os processadores de codinome Merrifield, que estão sendo desenvolvidos especialmente para este tipo de dispositivo.

A empresa não deu muitos detalhes sobre esta arquitetura, se limitando, basicamente, às tradicionais promessas de melhor desempenho e consumo reduzido de energia. Sabe-se, no entanto, que os processadores Merrifield também contarão com suporte integrado à tecnologia LTE e como um sensor para ser aplicado em “serviços personalizados” (sabe-se lá o que isso significa).

A expectativa da Intel é a de que os primeiros smartphones equipados com chips Merrifield cheguem ao mercado no início de 2014. Até lá, certamente, já teremos mais informações sobre estes chips.

* * *

Talvez não seja prudente fazer apostas muito otimistas em relação à participação da Intel no segmento móvel, mas é inegável que a companhia está, como estes anúncios, se preparando para colocar um time de peso em campo. Assim, nos próximos meses, poderemos esperar uma disputa bastante interessante entre a Intel e os fabricantes de chips ARM. Resta saber se a AMD sairá da escuridão e tentará entrar de uma vez por todas nesta briga.

Referências: Slashgear, Xataka e Engadget.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn