GPS para roubar carros: coisa de ladrão geek!

Certa vez me disseram que ladrão que é ladrão anda bem vestido. Mas as coisas mudam, os tempos são outros e, agora, ladrão que é ladrão usa tecnologia! É o caso de um japonês de 30 anos que foi preso por roubar carros de luxo utilizando GPS (Global Positioning System).

Em geral, acontece o contrário. Empresas de segurança e transportadoras é que utilizam GPS para rastrear veículos roubados. Mas esse japonês teve a idéia de utilizar essa tecnologia unicamente ao seu favor. Ele pedia para suas duas ex-esposas alugarem carros de luxo. Depois, tirando proveito dos conhecimentos que tinha por ter trabalhado em uma montadora de automóveis, instalava um pequeno rastreador nos veículos e fazia backup cópia de suas chaves. O indivíduo ainda tomava o cuidado de instalar uma fonte de alimentação própria ao aparelho para evitar o seu desligamento.

Quando o carro era devolvido, o astuto ladrão esperava o automóvel ser alugado novamente e o rastreava por GPS. Quando encontrava o momento ideal para levá-lo, se dirigia ao veículo, abria sua porta com a cópia da chave, ligava o motor e ia embora, como se nada tivesse acontecido.

Pena que a idéia não durou muito tempo (pena para o japonês, é claro!). Ele acabou sendo preso depois de ter roubado oito carros com o uso desse esquema. Três estavam em sua posse no momento da prisão e os demais foram, segundo ele, vendidos pela internet. À polícia, o japonês disse que “apenas queria dirigir os seus carros favoritos”.

Se a moda pega…

Referência: The Inquirer, Daily Yomiuri Online.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn